Deputados vão acompanhar auditoria no contrato do pedágio

Depois de muita polêmica e racha entre os deputados estaduais por causa do pedágio da Terceira Ponte, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico Ferraço (DEM), encaminhou ofício ao Tribunal de Contas do Espírito Santo solicitando a inclusão de três parlamentares para acompanhar o processo de auditoria da via. Farão parte da frente os deputados Janete de Sá (PMN), que foi quem sugeriu sua criação, Euclério Sampaio (PDT) e Paulo Roberto (PMN). Do grupo, somente o pedetista foi contra o projeto que suspendia a cobrança da tarifa na Terceira-Ponte. A auditoria nos documentos com mais de oito mil paginas foram iniciadas na última quarta-feira por auditores do TCES.

Falando nisso
A deputada Janete também é autora do pedido enviado à Mesa Diretora que pede a retirada dos vidros que cercam à galeria da Casa. A parlamentar justifica a proposta dizendo que o público que acompanha as sessões precisa ter mais contato com o que está sendo discutido no plenário.

Homenagem
O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), foi um dos homenageados do Prêmio Líder Empresarial 2013, uma iniciativa da TV Vitória/Rede Record. O socialista recebeu do presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho, uma homenagem pelo seu empenho nas negociações para evitar as perdas de receitas com o fim do Fundap e do projeto dos royalties de petróleo.

Manifestação
Após receber a homenagem, Casagrande fez um desabafo em relação ao projeto arquivado na Assembleia que pedia a suspensão do pedágio na Terceira Ponte. Disse que recebeu muitas sugestões para romper o contrato com a Rodosol, mas decidiu ir contrário a esses conselhos para manter a ordem e o equilíbrio do Espírito Santo.  Ele falou ainda dos protestos realizados nas ruas e que a população de bem já não participa mais desses atos por conta da violência.

Homofobia
Foi aprovado na Câmara de Cariacica o projeto de autoria do Executivo que cria o Conselho Municipal de Enfrentamento à Discriminação aos homossexuais. Esse é o primeiro organizado em todo o Espírito Santo. O plenário da Casa ficou cheio para acompanhar a votação que terminou com seis votos contrários e 10 favoráveis.

Clima de paz
Os vereadores Davi Esmael (PSB) e Luiz Paulo Amorim (PSB), que na semana passada tinham trocado farpas, já acenderam o cachimbo da paz. Esmael, depois de atacar o colega, acabou se retratando durante a sessão desta quinta-feira e pedindo desculpas ao colega. Melhor assim…