Projeto Conselheiro Cidadão causa bate-boca entre deputados

O tempo fechou no plenário da Assembleia Legislativa durante sessão realizada nesta terça-feira. Os deputados estaduais Atayde Armani (DEM) e Dr. Hércules Silveira (PMDB) trocaram farpas por conta do projeto Conselheiro Cidadão, que acabou sendo considerado inconstitucional. O democrata disse que Hércules, autor do projeto, defendia o tema porque tem mais de 70 anos e não podia se candidatar à vaga no Tribunal de Contas. O peemedebista, por sua vez, rebateu dizendo que o comentário do colega (?) era “preconceituoso, rasteiro e baixo”. A deputada Janete de Sá (PMN) se meteu na briga e disse que idade não era argumento para a discussão. Após o embate, Hércules deixou o plenário bastante chateado e por pouco não segurou as lágrimas.

Dança das cadeiras
Liderança política com acesso ao Palácio Anchieta informa que o governador Renato Casagrande (PSB) se prepara para anunciar nova mudança na sua equipe. A bola da vez seria o secretário de Planejamento, Robson Leite. Ele é um dos poucos aliados do ex-governador Paulo Hartung (PMBD) que ainda resistem no governo socialista.

Substituição
Depois de ganhar reforço com a filiação do deputado José Esmeraldo, a bancada do PMDB na Assembleia, que agora conta com sete parlamentares, já começa a pressionar o Palácio Anchieta. Há fortes rumores de que o partido teria pedido a cabeça do secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno. A onda de insatisfação é motivada pelo fato de o secretário não atender as demandas dos demais deputados.

Retaliação?
Diante do impasse sobre o reajuste dos servidores da Assembleia Legislativa, o deputado Claudio Vereza (PT) sugeriu que todos os pedidos de urgência do Executivo referente a questões salariais fossem retirados da pauta. A ideia é fazer com que se resolvam primeiro os problemas de Casa para depois pensar nos outros.

Amordaçado
Durante sessão realizada na Câmara de Vitória, o folclórico vereador Zezito Maia (PMDB) decidiu amarrar uma faixa na boca para mostrar sua insatisfação. Durante discurso do tucano Luiz Emanuel, o peemedebista tentou várias vezes, sem sucesso, um aparte. Diante disso, o parlamentar protestou e ficou alguns minutos em silêncio. Mas só por alguns instantes.

Governo na mídia
Um levantamento aponta que o Governo do Estado foi um dos principais assuntos dos noticiários capixaba. Só este ano, foram mais de 24 mil reportagens nos jornais impressos, revistas, TVs e Internet. Deste total, 16.9 mil foram publicadas em veículos online. O estudo foi feito pela Cativa Imagem, empresa que realiza monitoramento na imprensa do Espírito Santo.  O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho, pelo visto também quer saber como a prefeitura está sendo divulgada na mídia. O Executivo cariaciquense é o mais novo cliente da Cativa. A ideia é monitorar e buscar melhorar a imagem da cidade diante dos moradores da cidade.