Políticos perdem ideologia e buscam partidos para se reeleger

urna_eleicao__3bd9d4a68fNa reta final do fim do prazo para a troca de partidos políticos, capixabas e também lideranças nacionais estão protagonizando um verdadeiro troca-troca de legendas. As ideologias, que deveriam ser a prioridade, acabam sendo deixadas de lado pela oportunidade de concorrer a uma candidatura com condições de eleição.

No Espírito Santo, vários pré-candidatos estão arrumando as malas para partir para novos desafios em outras legendas. O surgimento de duas outras siglas, o Solidariedade e o PROS, abriu caminho para uma debandada sem o risco de processo por infidelidade partidária.

As filiações estão virando moeda de troca. O toma lá que eu te dou cá virou rotina. Grandes nomes da política capixaba estão sendo assediadas para mudar de partidos com a promessa de mais visibilidade e artilharia para negociarem futuros acordos políticos.

Vale lembrar que o surgimento de partidos políticos no país é legal e faz parte do processo democrático em que vivemos. O problema é quando essas legendas acabam atrapalhando e confundindo os eleitores na hora do voto, já que muitos perderam sua ideologia.

Atualmente são 32 partidos no país. No Espírito Santo, por exemplo, é difícil saber quem é oposição, situação ou quem está em cima do muro. Eles remam de acordo com a maré e, na maioria das vezes, seus filiados acabam abrindo mão do que acreditam pela oportunidade de se eleger nas próximas eleições. Triste…