Dilma não deve vir ao Estado para evitar palanque para Casagrande

dilma___4dc43c5486Ao que tudo indica a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), não deve mesmo vir ao Espírito Santo, apesar de todo apelo feito pelos petistas capixabas. A primeira visita, prevista para outubro passado, acabou sendo cancelada. A data foi remarcada para novembro, no entanto, nem dentro do PT há otimismo suficiente para acreditar que ela venha ainda este ano. Em reunião com o senador Ricardo Ferraço e o ex-governador Paulo Hartung, ambos do PMDB, ela teria sinalizado o desejo, mas, pelo visto, a vontade está longe de ser concretizada. Nos bastidores, há rumores de que ela não viria para não dar palanque para o governador Renato Casagrande (PSB) e consequentemente para os socialistas, já que virou adversária do líder nacional do partido, Eduardo Campos, com quem deve disputar a presidência em 2014.

Sem previsão
A primeira visita de Dilma ao Estado está atrelada à conclusão de importantes obras e antigas reivindicações dos capixabas. Com recursos do Governo Federal, esses empreendimentos, como a retomada dos trabalhos no aeroporto de Vitória, garantiria palanque para Casagrande e lhe daria capital político para as próximas eleições. Para ela, seria como um tiro no próprio pé.  Em meio à suposta briga política, quem sofre somos nós…

Briga que segue
Neste domingo, petistas vão às urnas escolher o novo comando do partido. No Espírito Santo, disputam o cargo o ex-prefeito de Vitória João Coser, a senadora Ana Rita e o subsecretário estadual de Direitos Humanos, Perly Cipriano. Caso não haja surpresas, Coser deve mesmo ser conduzido ao posto.

Na Internet
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) estreou seu blog na última quarta-feira (6). No texto inicial diz que recebeu muitas mensagens e que vai responder todas elas. E se despede mandando para os (e)leitores “um beijo no coração”. Na última sexta-feira, aproveitou o gancho do final de semana para sugerir a leitura do livro “Sonho Grande”, da jornalista Cristiane Correa. Será que tem algum significado especial?

Ausência
Durante a posse relâmpago do conselheiro Sérgio Borges (PMDB), realizada na última quarta-feira, convidados que estavam no local perceberam a presença de várias autoridades políticas. No entanto, a ausência do presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, também chamou atenção na solenidade.

Mais mudanças
Nos bastidores, crescem os rumores de que o haverá substituição da direção do Banestes. Já cogita-se a possibilidade do tucano e atual presidente, Guilherme Dias, alçar voo do banco do Estado. No seu lugar, o mais cotado é o diretor de Finanças do Banestes Seguros, Francisco Milfont.