Élcio passa pela sua primeira prova de fogo como líder na Ales

elcio_alvares__2068411b93A semana, que prometia ser quente na Assembleia Legislativa, principalmente nesta segunda-feira (2), deve esfriar. Os parlamentares devem votar, sem problemas, a retirada da emenda do deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) no valor de R$ 10 milhões para a construção do Hospital Geral de Cariacica. A verba virou tema de várias reuniões entre a Assembleia e o Palácio Anchieta nos últimos dias.

A proposta do pedetista dividiu parlamentares na Casa e causou desconforto com o Executivo. Na tentativa de acalmar os ânimos e encontrar uma solução para o problema, o líder do Governo no Legislativo, Élcio Álvares (DEM), entrou em campo e teve seu primeiro grande desafio desde que assumiu a função.

A tarefa não foi fácil. Até porque Euclério dizia que não pretendia recuar. Durante a semana fez declarações e, como é de costume, não poupou críticas ao Palácio. Segundo ele, o hospital é um grande desejo dos moradores de Cariacica, embora o Executivo tenha avaliado o valor da emenda bem acima do aceitável. O pedetista já sinalizou que acataria a decisão do Palácio com a promessa do governador Renato Casagrande de iniciar as obras da unidade no primeiro semestre de 2014.

O curioso é que Euclério nem é do município e, segundo ele, há colegas que têm sua base eleitoral na cidade e não estavam muito empenhados em defendê-lo. O pedetista já declarou que não seria despachante do Governo. O final de semana, que seria de muitas conversas, foi de calmaria entre os deputados, já que Élcio já comemorava a decisão de retirar a emenda do orçamento na última sexta-feira.

 

Nesta segunda-feira, o líder vai confirmar a sua capacidade de convencimento e a força para defender os interesses do Governo. Apesar da resistência inicial, a expectativa, assim como já acontece com frequência, é de que o Palácio Anchieta saia vitorioso desse confronto.