Ânimos exaltados na primeira sessão da semana na Assembleia

jose_esmeraldo__170fb380d5Os deputados estaduais (aqueles que estiveram no plenário) estavam com os ânimos exaltados durante sessão realizada nesta segunda-feira (26). O mais irritado era o peemedebista José Esmeraldo, que fez um discurso acalorado contra colegas que estariam querendo colher os louros das suas indicações ao governo. “Não vou aceitar que depois de tanta luta, depois que a onça está morta apareça um monte de caçador”, esbravejou. Esmeraldo ameaçou citar nomes caso “a atitude covarde e frouxa” volte a acontecer. E as frases de efeito continuaram.

Atacado
O deputado, que há três anos lutou pela pavimentação de oito quilômetros de estrada no interior do Estado, falou que não ia admitir picaretagem no plenário e que está disposto até brigar se for preciso. “Se quiser pode vir que sou bom nisso”.

Ausência
Antes do desabafo, José Esmeraldo ainda aproveitou para alfinetar os colegas que não estavam dentro no plenário durante a sessão. Destacou que no painel eletrônico constava a presença de 22 deputados, mas que na realidade pouco mais de 10 participavam da sessão. “Tem alguma coisa errada aí”. É.. essa conta não está fechando.

Chateada
Quem também usou a tribuna para reclamar foi a deputada Luzia Toledo (PMDB). Criticou o veto do Executivo ao seu projeto que proíbe uso de capacetes ou bonés em estabelecimentos públicos e comerciais para inibir a ação de criminosos. Apesar disso, afirmou que continua na base do governador Renato Casagrande, mas que é preciso respeitar uma decisão da Procuradoria da Casa.

Presidenciável no Estado
O PV capixaba sai na frente e promove a primeira visita de um presidenciável no Espírito Santo este ano. O ex-deputado Eduardo Jorge (PV), pré-candidato à presidência da República, participa de um “Pedalaço Verde”, com inicio em frente a praça do Papa até a orla de Camburi no próximo domingo.  Será recebido ainda pelo governador Renato Casagrande (PSB) e depois participa de um almoço com lideranças do partido no município de Viana.

Compra de voto
Começou nesta segunda-feira o julgamento do prefeito de Bom Jesus do Norte, Ubaldo Martins de Sousa (PDT). Ele é acusado pelo Ministério Público de oferecer emprego na prefeitura em troca de votos. O julgamento, no entanto, foi interrompido porque houve pedido de vista. O processo deve voltar ao plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) até a próxima semana.

Adiada
A sessão solene prevista para acontecer nesta terça-feira (27) na Câmara de Vila Velha em homenagem aos 30 anos do Orçamento Participativo foi adiada. O vereador Osvaldo Maturano (PROS) explica que as comunidades estão passando por um período de eleição e houve muitos pedidos para remarcar o encontro. Agora só deve acontecer em agosto.