Vereadores da Serra divididos para eleição de novo presidente da Câmara

guto_lorenzoni__60eac79094Os vereadores da Serra estão divididos para escolher o novo presidente da Câmara. Na próxima segunda-feira (2), às 10 horas, os parlamentares vão definir quem será o novo chefe da Casa. Embora a eleição aconteça agora, a posse só acontece somente em 2015. Na disputa estão os vereadores Guto Lorenzoni (PP) e Neidia Maura (SDD). Apesar da divisão, nos bastidores do plenário dizem que Neidia tem a maioria dos votos dos colegas. A escolha “antecipada” da nova Mesa causou grande polêmica. Chegou a ser adiada algumas vezes, mas agora, ao que tudo indica, o martelo será batido.

Governistas
Apesar de ter dois candidatos, o futuro presidente da Câmara não deve oferecer problemas para o prefeito Audifax Barcelos (PSB), muito pelo contrário. Os dois são seus aliados no Legislativo e terão papel fundamental nos próximos dois últimos anos de mandato do socialista.

Previsão do tempo
O Espírito Santo poderá ganhar mais 18 estações meteorológicas 100% automatizadas, capazes de avisar às autoridades, via celular, sinais de alerta, conforme a gravidade. Técnicos do Incaper estiveram essa semana no gabinete do deputado Roberto Carlos solicitando apoio para a aquisição dos equipamentos. A conversa com o parlamentar ganhou força após a realização I Seminário Chuvas no Espírito Santo, coordenado pelo petista, que discutiu estratégia de prevenção a desastres.

Dinheiro do caixa
Ao receber o pedido dos técnicos do Incaper, o deputado Roberto Carlos pediu para que o presidente Theodorico Ferraço estude a possibilidade de destinar parte dos recursos do caixa do Legislativo para a aquisição dos equipamentos. Uma agenda com o secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, deverá ser realizada nos próximos dias para buscar viabilizar o apoio por meio da Assembleia. Em dezembro, a Casa já destinou R$ 5 milhões para ajudar nas ações da Defesa Civil, também utilizando esses recursos.

Dilma não vem…
Mas manda seus ministros. O chefe da pasta da saúde do Governo Federal, Arthur Chioro, estará no Estado neste domingo para participar do 30º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do 11º Congresso Brasileiro de Saúde “Cultura de Paz, não violência”. O encontro será realizado na Serra e vai ele vai abordar o tema sobre o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Caixa aberto
Durante a visita, o ministro deve anunciar ainda o repasse de recursos para as redes de Atenção Básica e de Urgência, além de liberar verba para assistência farmacêutica básica dos municípios brasileiros. Ainda no Espírito Santo, o ministro Chioro participa da 4ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite, que acontece em Vitória.