Dilma vem ao Estado para somar horas em solo capixaba. Aliás, poucas

dilma_haiti__58716f82ecQuando esteve aqui em dezembro do ano passado para sobrevoar áreas alagadas, apenas na região da Grande Vitória, a presidente Dilma Rousseff fez questão de afirmar que devíamos nos orgulhar em receber a nobre visita num dia 24, véspera de natal. Cento e noventa dias depois está marcada mais uma vinda da maior autoridade do executivo nacional.

Vem para totalizar sete horas no Espírito Santo desde que foi eleita. Dilma vem entregar mais de 400 unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Jabaeté, Vila Velha. Fez algo parecido no dia 23 do mês passado no estado do Amapá. Mas por lá foram entregues 2148 unidades.

Mas voltando os olhos para nossa realidade e deixando um pouco de lado essa diferença de quase 1800 residências do “Minha Casa, Minha Vida”, a presidente chega ao Espírito Santo exatos dois dias após as convenções partidárias que definiram rumos importantes para as eleições majoritárias desse ano.

Liguem o microfone
Aparentemente seu palanque está garantido para o período eleitoral. O PT tirou a chance de Roberto Carlos se reeleger deputado estadual para lançá-lo numa arena de gigantes. Resta saber se o parlamentar será protagonista ou coadjuvante no pleito de outubro.

Vamos votar amiguinhos
Na Assembléia Legislativa, não tente encontrar um deputado em plenário em dia de jogo da seleção brasileira. Foi assim na terça 17, e na segunda 23. Mas os legisladores estaduais devem ficar na casa do povo, enquanto Dilma Rousseff estiver em solo capixaba. O novo líder do governo, deputado Vandinho Leite, pediu quorum Maximo para votação de amanha. Vandinho (PSB) é candidato a deputado federal. O partido que é o mesmo do governador, apoiará Eduardo Campos para presidência da república.

Amigo de fé
O presidente da Assembléia, deputado Theodorico Ferraço (DEM) avisou que a casa irá enviar um representante. O escolhido foi o deputado Roberto Carlos. Que coincidência!

Quanto assunto
18h25 de terça-feira, dia 1º de julho. As convenções já acabaram. Mas as conversas nunca. E nessa hora que citei, estavam reunidos o governador Renato Casagrande e o senador Magno Malta. O primeiro PSB, o segundo PR. Para garantir a privacidade, a conversa seguia praticamente na base dos sussurros. Vale lembrar que Casagrande disse dias atrás que a vice-governadoria viria de outros partidos.

Mudanças na faixa
Em Vitória os motoqueiros devem ganhar em breve uma faixa exclusiva entre os carros e a faixa de pedestre. O lugar privilegiado para receber o sinal verde nos semáforos está previsto num projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Vitória.