Campanha paga com dinheiro público na Assembleia

assembleiaApós quase 40 dias de campanha oficial nas ruas, o ritmo segue acelerado principalmente entre aqueles que disputam a reeleição na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A Coluna já falou sobre o tema algumas vezes, mas com a proximidade da eleição os deputados passam a maior parte do tempo em visitas ao interior do Estado em busca de votos. Até ai nada anormal, mas o problema é que a maioria tem feito isso com a “ajuda” do contribuinte, usando assessores de gabinete para as viagens de campanha.

Expediente
Cada vez menos deputados estão aparecendo nas sessões, que acontecem de segunda a quarta-feira. É comum o registro apenas da “presença vip” e depois o parlamentar sai para os compromissos de campanha. Depois da última sessão, o retorno só acontece na semana seguinte.

Viagens
Além de disposição, os deputados têm levado ainda seus assessores, pagos com o dinheiro público, para as viagens de campanha, o que é proibido. O servidor que for usado para esses fins precisa estar de férias ou então licenciado. Muitos estão na bronca porque não ganham diárias para deixar as atividades no gabinete e enfrentar a estrada com o “patrão”.

Calote
E durante as caminhadas, ainda tem assessor que fica no prejuízo. É que os candidatos acabam entrando em padarias e botecos para tomar café e na hora de pagar a conta alegam que estão sem dinheiro. Eles pedem para o servidor acertar a dívida para depois ser reembolsado. Só que isso nem sempre acontece. Não deve ser fácil trabalhar assim…

Rumo à Câmara I
Na próxima segunda-feira, o ex-prefeito Max Filho (PSDB) vai lançar oficialmente sua candidatura para deputado federal. Tucanos de alta plumagem são esperados para o encontro que acontece na praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, às 19h30.

Rumo à Câmara II
Vale lembrar que o PSDB está no palanque do candidato Paulo Hartung, com quem Max sempre teve uma rivalidade política. A presença do ex-governador é quase impossível, mas em se tratando de política tudo pode acontecer…