Depois que a Justiça decidiu pela segunda vez negar pedido de anulação da nova Mesa Diretora da Câmara da Serra, a relação entre o prefeito Audifax Barcelos (PSB) e a nova presidente da Casa, Neidia Maura Pimentel (SDD), azedou de vez. Em discurso acalorado na tribuna, a vereadora soltou o verbo contra o chefe do Executivo serrano. Disse que o socialista parecia o 24º vereador, já que tentou interferir no processo de escolha da Mesa, mas que agora deve estar chateado com a derrota na Justiça. Sobrou até para o presidente da Casa, Guto Lorenzoni (PP). Esbravejou ao dizer que ele deveria assumir o papel de líder do Legislativo e não apenas assinar o que o prefeito determina. O clima estremeceu depois que um grupo de parlamentares, com aval de Audifax, tentou barrar a escolha de Neidia para presidente.
Sem quórum
No último mês de campanha, os deputados estaduais estão cada vez mais longe da Assembleia. Na sessão desta terça-feira, o deputado Elcio Alvares (DEM) reclamou que está difícil reunir os colegas da Comissão de Justiça para votar projetos. Chegou a pedir interferência do presidente Theodorico Ferraço (DEM) para resolver a situação. Parece que o problema é falta de bom senso mesmo.
Conspiração
O apoio do delegado Fabiano Contarato à candidatura do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) gerou especulações no meio político. O anúncio, segundo comenta-se nos bastidores, ficou parecendo uma situação orquestrada pelo ex-xerife do trânsito para enfraquecer o governador Renato Casagrande (PSB) que disputa a reeleição. Soou estranho o apoio ao principal adversário do socialista logo após uma enxurrada de críticas ao Palácio Anchieta.
Voto da fé
Candidatos estão aproveitando o final de semana para participar de cultos em igrejas evangélicas da Grande Vitória. No último domingo, por exemplo, uma senhora distribuía santinhos na porta da Igreja Batista da Glória, em Vila Velha. Mas no templo religioso, a campanha só é permitida da porta para fora por determinação do pastor Joel Félix.
Selfie no culto
Embora não seja candidato, o vereador de Vila Velha Belarmino Nunes (SDD) nunca deixa o rebanho de eleitores evangélicos de lado. Mas durante um culto no último domingo, o parlamentar, que é popular entre o povo de Deus, não perdeu a chance e sacou seu smartphone para fazer um selfie com um membro da congregação. O pastor não viu, mas Deus ficou só observando!
Efeito Petrobras
Parece que depois que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa passou a entregar o suposto esquema de corrupção na estatal, candidatos aqui no Espírito Santo têm evitado aparecer em público ao lado do ex-prefeito João Coser (PT), que concorre a uma vaga no Senado. Nos bastidores, dizem que o escândalo deve desgastar a imagem do ex-prefeito, já que ele é do mesmo partido da presidente Dilma Rousseff.