Aécio Neves chega enfraquecido para campanha no Estado

aécioDepois de remarcar a visita que faria ao Estado no mês passado, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) desembarca no Espírito Santo nesta segunda-feira (15) para atividades de campanha. Sua passagem será restrita apenas ao município de Linhares. O tucano vai pousar diretamente no aeroporto do município e não terá a chance de passar pelo terminal Eurico Salles, em Vitória, que até hoje aguarda sua ampliação pelo Governo Federal.

O tucano chega em um momento de turbulência na  sua campanha, já que as pesquisas eleitorais o colocam em terceiro lugar, atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) e da ex-senadora Marina Silva (PSB).

Com a queda no índice de popularidade, Aécio continua percorrendo o país em busca de votos, embora dentro do próprio partido existam tucanos que já não confiam mais em uma eventual vitória e já declaram voto à Marina no segundo turno, como foi o caso do senador Agripino Maia, coordenador da campanha do tucano.

Aqui no Estado, o candidato ao Governo Paulo Hartung (PMDB) faz parte da coligação junto com o PSDB, inclusive, tem como vice o líder do partido no Estado, o deputado César Colnago. No entanto, conversas de bastidores apontam que Hartung e outros candidatos estariam evitando associar suas imagens a de Aécio.

Durante a semana, a Justiça eleitoral recolheu quase seis mil placas de propaganda de Hartung onde o nome de Colnago era quase inelegível. Apesar disso, o ex-governador confirmou presença no corpo-a-corpo junto com presidenciável talvez para afastar os rumores de distanciamento. Também causaria um constrangimento caso ignorasse a visita.

Na caminhada pelas ruas e encontro com lideranças de Linhares, a deputada Rose de Freitas, candidata ao senado pela mesma coligação, também estará ao lado de Aécio. Vale lembrar, no entanto, que Rose vem declarando sucessivas vezes que vota em Marina.

Nessa campanha curiosa Rose e Hartung que nunca foram aliados estão pedindo votos (pelo menos oficialmente) um para o outro. Já Rose, que sempre foi amiga de Aécio, agora diz que vota em Marina. Mas o que importa é que para todos os efeitos eles estão todos juntos no mesmo palanque.