Troca de Governo dá início à disputa pelo comando da Codesa

codesaCom a mudança no cenário político tanto no Espírito Santo quanto no âmbito federal, os servidores da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) já estão em polvorosa com a possibilidade de troca de comando. O atual superintendente, Marcus Bresciani, já estaria se articulando para ser o novo presidente do órgão, atualmente ocupado por Clovis Lascosque. Pelos corredores da empresa, ele tem dito que tem apoio do governador eleito Paulo Hartung (PMDB), embora haja servidores que preferem esperar para crer que sua indicação irá se confirmar.

Rose x Hartung
Lascosque é ligado à senadora eleita Rose de Freitas (PMDB), que foi, inclusive, quem se articulou para colocá-lo no cargo. Caso Bresciani realmente tenha apoio de Hartung haverá uma queda de braço entre Rose e o governador. Os dois se reaproximaram na campanha após anos de distanciamento, mas a relação deles ainda não é das mais amistosas.

Manobra que segue
Mais uma vez os deputados estaduais não registraram presença no plenário na sessão desta quarta-feira e deixaram vários pedidos de urgências para a próxima semana. Apenas o Plano Estadual de Cultura foi aprovado. Para as outras votações o plenário foi esvaziado novamente. Está cada dia mais feio…

Desculpa
Ao anunciar o cancelamento da visita de Hartung à Assembleia Legislativa, que aconteceria nesta quarta-feira, o presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), disse que o encontro ficou inviável porque aconteceria durante o horário da sessão e a Casa não teria como recebê-lo à altura.

Sigilo
Nos corredores da Casa, a informação que circula é de que a visita teria sido remarcada para esta quinta-feira. A ida do governador ao Legislativo não estaria sendo divulgada para driblar os servidores do IDAF e da PM, que aguardam votação de projetos que beneficiam suas categorias, mas que ainda não foram apreciados porque não passaram pelo crivo do governador eleito.

Clima de despedida
Parece que o governador Renato Casagrande (PSB) já está em ritmo de despedida do Palácio Anchieta. Nesta quarta-feira, durante visita do ministro do Turismo, Vinicius Lages, ele preferiu não acompanhar a coletiva de imprensa. Abriu pessoalmente a porta da sala do Palácio e deixou os jornalistas sozinhos com o ministro.

“Interino”
Após o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endriger, sofrer um acidente de moto, quem deveria responder pela prefeitura seria o vice, Oswaldo Wolkat. No entanto, ele passa a maior parte do tempo em agendas no interior e quem “assume interinamente” o Executivo é seu assessor Izidorio Storch, inclusive é ele quem recebe os que vão procurar o prefeito.