O Vereador da Serra Gideão Svensson (PR) elaborou projeto que cria o ponto eletrônico no início, meio e fim das sessões. A ideia é evitar que os parlamentares registrem presença no começo dos trabalhos e esvaziem o plenário. Na ausência de um ou dois dos três registros, será descontado do salário R$ 190. Para Gideão, a falta de quórum é uma estratégia que vem sendo usada para prolongar as discussões de interesse do Executivo que encontram resistência de alguns parlamentares. Sempre que tem um projeto polêmico enviado para a Câmara pela Prefeitura é essa desordem de sessão que começa e não termina”. Só resta saber se quando a matéria for votada vai ter quórum suficiente no Legislativo.
Votação na Ales I
Depois de uma reunião do Colégio de Líderes, os deputados estaduais finalmente votaram o requerimento de urgência para matérias que trancavam a pauta. O petista Roberto Carlos (PT) disse que os deputados deram uma resposta à sociedade e parabenizou os colegas pelo entendimento que acabou com um jejum de votações no plenário.
Votação II
A resposta veio um pouco tarde, não deputado? Só para lembrar que foram 14 sessões sem que houvesse atividade no plenário por causa de uma manobra feita por alguns parlamentares para não votar os projetos de interesse da sociedade.
Chateados
Fontes que circulam pelos corredores da Assembleia garantiram que o clima na reunião do Colégio de Líderes foi tenso. Muitos deputados não aceitam as críticas da população por causa da improdutividade, sendo que muitos alegam estar sempre presentes nas sessões.
Dupla função
Depois de Vila Velha, agora é Cariacica que vai ter dois prefeitos quando o governador Paulo Hartung assumir o mandato no dia 1º de janeiro de 2015. Em comício realizado nesta terça-feira, ao lado do prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), Hartung disse que o município terá atenção especial do Governo. Nisso, o senador Ricardo Ferraço (PMDB) já avisou: Com um fiscal e apoiador desses Cariacica vai avançar e muito.
De olho no Palácio
Após a eleição de Hartung (PMDB), com o apoio do prefeito Rodney Miranda (DEM), servidores comissionados da prefeitura de Vila Velha já estão pensando em arrumar as gavetas de olho em cargos do Palácio Anchieta. A rádio corredor informa que o ritmo de trabalho por lá já está em ritmo lento.