Apesar de não ter sido eleito deputado federal, embora tenha conquistado uma grande quantidade de votos, o deputado estadual Vandinho Leite (PSB) não deve ficar muito tempo desempregado. O socialista é cotado para assumir uma secretaria na prefeitura da Serra, comandada pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB). Só que não houve entendimento ainda sobre qual pasta estaria disponível. Vandinho queria de Obras, mas parece que ninguém chegou a um acordo. A indicação, no entanto, pode ficar ameaçada, já que o deputado já demonstrou insatisfação com o PSB e pode deixar a sigla a qualquer momento.
Eleição municipal
A relação entre os dois, segundo rumores dos bastidores políticos, teria ficado estremecida. Caso não entrem em acordo, Vandinho pode mesmo deixar o PSB e disputar a prefeitura da Serra em 2016, enfrentando o próprio Audifax em uma manobra de sobrevivência política.
Articulação
Vandinho vem buscando espaço no mercado para não ficar muito tempo afastado do meio político. Caso não dispute a prefeitura em 2016 vai ter que esperar a eleição para deputado estadual em 2018. Seriam quatro longos anos sem mandato. Tempo cruel para qualquer liderança que busca uma recolocação no poder.
Prefeitura
Ainda nos bastidores políticas da Serra, o que se comenta também é que o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) pode não concorrer a prefeitura como já é cogitado. A conversa é de que ele abriria mão do Executivo para concorrer ao Senado em 2018. Com isso, terá que escolher outro nome para enfrentar a Audifax que vai tentar a reeleição.
Cotação
Caso a movimentação se confirme e Vidigal decida mesmo abrir mão da disputa pela prefeitura da Serra, ele terá que indicar um nome para enfrentar Audifax. No município, quem já aparece como opção é a vereadora Neidia Pimentel (SDD), uma forte aliada do ex-prefeito e que tem mostrado força na Câmara ao enfrentar o grupo político do atual prefeito.
Previsões
Se for eleito mesmo para o Senado, Vidigal ganha força política e entra na fila para se candidatar para o comando do Governo do Estado em 2022. Vale lembrar que o pedetista nunca escondeu de ninguém que seu grande sonho é sentar na principal cadeira do Palácio Anchieta.
Leia mais sobre o cenário político: