A festeira deputada Luzia Toledo (PMDB) deve deixar a Assembleia Legislativa. Ela é uma das fortes cotadas para assumir a secretaria de Turismo do Espírito Santo. A peemedebista nunca escondeu o desejo de trabalhar na área, já que uma das principais bandeiras do seu mandato é fortalecer o setor aqui no Estado. O convite já teria sido feito e a decisão deve sair nos próximos dias. Caso aceite, o governador Paulo Hartung (PMDB) ajuda o deputado José Esmeraldo (PMDB) a ficar na Casa. Ele não foi reeleito, mas entra como suplente pela coligação. Seria uma forma de compensação, já que ele foi um dos principais críticos de Casagrande no plenário.
Troca-troca
Enquanto isso, a pasta do Turismo fica ocupada interinamente pelo secretário Robson Leite. Outro nome que deve ser anunciado em breve é o titular do Esportes. O mais cotado seria o deputado federal Carlos Mannato (PDT), mas parece que a indicação não deve se confirmar. Caso aceitasse, seria uma oportunidade para Norma Ayub (DEM) assumir a cadeira na Câmara Federal.
Reaproveitado
Mais um membro da administração anterior foi escalado para o atual Governo. O escolhido é o procurador-geral Rodrigo Júdice, que assume a secretaria de Meio Ambiente. A indicação causou surpresa, já que a expectativa era de que o titular fosse alguém da área. A orientação de Hartung para Júdice e os outros secretários é ajustar as contas e e conter as despesas.
Bem na foto
Um grupo de fotógrafos conseguiu driblar o cerimonial e escapar do cercadinho reservado para eles durante a cobertura da posse do governador Paulo Hartung no Palácio Anchieta. Os outros que estavam no local não ficaram nada satisfeitos e também decidiram fugir do espaço. Na tentativa da melhor imagem, muitos acabaram ficando na frente dos convidados. A insatisfação foi geral.
Desconfortável
Na cerimônia de posse na Assembleia, o deputado Da Vitória (PDT) ficou a ver navios quando foi cumprimentar o governador Paulo Hartung. Chegou até a estender a mão, mas ou o peemedebista não viu ou então não quis mesmo cumprimentá-lo. Até porque o pedetista foi um dos principais aliados de Casagrande no Legislativo.
Essa é capixaba
Leitora da Coluna percebeu que a deputada Luzia Toledo (PMDB) é uma das poucas que sabem a letra do hino oficial do Espírito Santo. Na cerimônia no Palácio, ela cantou a música toda e sem errar nenhuma frase. Deve ser porque está acostumada a ouvi-lo nos vários eventos que participa durante o ano pelo Estado.
Leia mais sobre o cenário político: