Se no passado o governador Paulo Hartung (PMDB) e a senadora eleita Rose de Freitas (PMDB) não eram convidados para a mesma festa, agora parece que as divergências ficaram no passado. O discurso paz, amor e união de forças em prol do Espírito Santo está cada vez mais evidente nas primeiras ações do seu mandato. Nesta quarta-feira, por exemplo, os dois passaram o dia juntos cumprindo diversas agendas em Brasília. Entre elas, no Ministério da Integração. A comitiva capixaba foi tentar a liberação de R$ 80 milhões que estavam bloqueados desde as últimas fortes chuvas no Estado.
Profissionalismo
As indicações de Hartung para seu secretariado vêm surpreendendo o meio político, principalmente porque alguns dos indicados não são especialistas da área, como o secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice. A explicação é de que eles são bons gestores e deixou um recado durante entrevista à TV Vitória: Não se pode enfiar bajulador em cargo público.
Discurso afinado
Os secretários empossados para o atual Governo vão acordar cedo nesta quinta-feira terão o primeiro encontro com o governador nas primeiras horas do dia. Na pauta do encontro, a situação financeira do Executivo e orientação para conduzi-la nos próximos quatro anos.
Distanciamento
O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) estará no Espírito Santo na próxima sexta-feira para fazer campanha para a presidência da Câmara Federal. Será recebido pela deputada Iriny Lopes (PT). Ele terá encontro no Palácio Anchieta, mas a petista já disse que não vai participar dessa pauta.
Especulação
Embora o secretário de Segurança André Garcia tenha sido confirmado no cargo, no meio político ainda há rumores de que a pasta será ocupada pelo prefeito Rodney Miranda (DEM). Rumores apontam que ele espera apenas o deputado eleito Rafael Favatto (PEN) renunciar a vice para deixar o Executivo.
Vale lembrar
Rodney e Favatto não rezam a mesma cartinha, mas caso as especulações se confirmem, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM). O democrata, como se sabe, é um dos principais aliados do ex-presidente da Assembleia José Carlos Gratz.
Leia mais sobre o cenário político: