O Espírito Santo será o primeiro estado a ser visitado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD). Na agenda, haverá encontro com o governador Paulo Hartung (PMDB) para tratar de ações para beneficiar os capixabas. No entanto, Kassab também deve dedicar parte do tempo para acalmar os ânimos do PSD local. Há um racha na sigla e muitos dos militantes defendem a saída do atual presidente Max da Mata. Um dos cotados para a sucessão, o deputado eleito Enivaldo dos Anjos (PSD), joga água na fogueira e prefere acreditar no entendimento. Em conversa com a Coluna, ele diz que não tem interesse no cargo e que busca fortalecer o partido na Assembleia Legislativa.
Do mesmo lado
Embora ainda não tenha nenhuma posição definida de que lado vai ficar, o que é, inclusive, um dos motivos das desavenças, Kassab deve recomendar que o partido no Estado esteja na base aliada de Hartung. A ideia é deixar o PSD em sintonia entre o Palácio e o Governo Federal.
Mais filiações
Ainda segundo Enivaldo, a meta é atrair novas lideranças com mandatos para a sigla, principalmente com a possibilidade de fusão com o PL. Apesar de não ocupar nenhum cargo eletivo, o diplomata José Carlos Fonseca Júnior será convidado se filiar nesta sexta-feira.
Histórico
José Carlos foi secretário de Fazenda do ex-governador José Ignácio Ferreira e chegou a ser condenado por improbidade administrativa quando foi secretário de Fazenda daquele Governo. Nos bastidores, no entanto, há quem aposte que ele deve ser indicado para algum cargo do segundo escalão do Governo. Zé Carlinhos, como é conhecido, também participou de reuniões com Hartung em Brasília na última quarta-feira.
Na praia
O prefeito de Guarapari, Orly Gomes (DEM), esteve nesta quinta-feira percorrendo as praias do balneário para conversar com turistas e ouvi-los para melhorar o turismo na cidade. A ação acontece após declarações polêmicas de que estaria querendo selecionar os visitantes que frequentam o município durante o verão.
Cotas
Foi promulgada nesta semana a Lei que reserva 30% das vagas em concursos públicos na Serra para candidatos negros. O projeto foi de autoria do vereador Gilmar Carlos da Silva (PT).
Leia mais sobre o cenário político: