A expressão o governo federal abandonou o Espírito Santo, bastante utilizada por lideranças políticas capixabas nos últimos anos, parece que está ficando com os dias contados. Pelo menos é isso que o governador Paulo Hartung (PMDB) está tentando reverter, apesar da sua relação com a presidente Dilma Rousseff (PT) não ser as das mais amigáveis, principalmente após Dilma ter quebrado acordo sobre os royalties de petróleo em troca do seu apoio para disputar a eleição.
Mas com o discurso de união de força para melhorar a vida dos capixabas, Hartung pretende deixar as diferenças de lado e aproximar o Palácio Anchieta do Planalto. Uma semana após assumir o Governo, já cumpriu uma verdadeira maratona de visitas a ministros em Brasília.
Acompanhado dos senadores Ricardo Ferraço e Rose de Freitas, ambos do PMDB, o governador se reuniu no ministério da Integração, Transportes, Desenvolvimento, Justiça e Portos. Todos receberam demandas que são reivindicações antigas dos capixabas.
Entre as principais delas, reforço para conter a escalada da violência. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ficou de traçar um plano para enviar ajuda do Exército para os locais com maior índice de criminalidade. Foi um primeiro passo.
A aproximação e a interlocução ainda mais força porque o Estado tem a seu favor os três senadores rezando na mesma cartilha de Hartung. O único que ainda tinha alguma divergência, o senador Magno Malta (PR), levantou a bandeira branca para o peemedebista logo após ser eleito nas últimas eleições.
Na última sexta-feira, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PDB) esteve no Estado e também prometeu agilizar a liberação de recursos para os municípios afetados pelas chuvas. Nunca um ministro esteve no Estado em tão pouco tempo após troca de Governo. Com toda essa aproximação, a expectativa é de que o Espírito Santo deixe, de fato, de ser o patinho feio da região sudeste e obras como duplicação de rodovias, ampliação de portos e aeroportos finalmente saiam do papel. Vamos acreditar!
Leia mais sobre o cenário político: