Os deputados estaduais terão que dar um tempo no recesso e retornar ao plenário para votar o orçamento do Espírito Santo, que sofreu corte de R$ 1 bilhão após análise dos técnicos do novo Governo. O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), a pedido do governador Paulo Hartung (PMDB) já fez a convocação e, na próxima segunda-feira, às 15 horas, todos devem estar no plenário para apreciação da peça orçamentária. Precisamos reorganizar o orçamento para no futuro termos capacidade de investimentos”, disse Hartung durante conversa com deputados. Será que vai ter quórum em pleno recesso?
De Vitória para Vila Velha
O ex-secretário de Vitória Anckimar Pratissoli assumiu a secretaria de Finanças da prefeitura de Vila Velha. Ele atuou na gestão do ex-prefeito João Coser (PT) e ele foi, inclusive, uma indicação do próprio petista para o prefeito Rodney Miranda (PT). A pasta era ocupada anteriormente por Adinalva Maria da Silva.
Até quando?
A Coluna já disse e volta a destacar a situação da Secretaria de Esporte e Cultura da prefeitura de Vila Velha. A pasta, que já estava abandonada desde a reforma administrativa do prefeito Rodney Miranda (DEM), agora ficou ainda pior. O subsecretário José Roberto Santos deixou o cargo e a secretária interina, que também responde pela secretaria de Governo, não está dando conta das demandas.
Ainda sobre Dilma
Sobre a nota publicada na edição anterior sobre o encontro de Dilma e o vice-governador César Colnago (PSDB), liderança do partido lembra que a Dilma do bem Layber (como alguns preferem chamar a servidora da Assembleia) chegou ao Legislativo pelas mãos de Colnago, que a nomeou sua chefe de gabinete na presidência em 2005. Carismática e competente está no cargo até hoje. Nesta Dilma a tucanada bota fé com força derrete-se o tucano.
Falando nisso
Dilma, a presidente da República, é esperada para retornar ao Espírito Santo para solenidade do início das obras do aeroporto de Vitória. Gaiato que não perde a piada diz que não sabe no que está mais difícil de acreditar. Se na visita da presidente ao Estado ou na retomada da ampliação do aeroporto. Complicado mesmo…
População em alta
Os últimos dias foram bastante agitados para o médico e deputado eleito Rafael Favatto (PEN). Mas não foram compromissos políticos. Durante esta semana ele fez vários partos, por isso o atraso na reunião com o governador Paulo Hartung (PMDB). Já no encontro com deputados para discutir a eleição da Mesa nem conseguiu aparecer. Foram quatro só no final da última quarta-feira.
Leia mais sobre o cenário político: