Como já era esperado, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) foi reeleito para mais um mandato à frente da Mesa Diretora. Com o democrata confirmando as articulações em torno da sua indicação, as atenções se voltaram para a formação das comissões da Assembleia. Embora já estejam (pelo menos por enquanto) definidos, os nomes só serão confirmados na quarta-feira. Na sessão desta segunda-feira, o deputado Guerino Zanon (PMDB) decidiu abrir mão da disputa pela Comissão de Educação e cedeu o posto para a colega Luzia Toledo (PMDB). Aliás, o PMDB foi o partido que ficou com mais comissões, o que acabou gerando ciumeira entre as demais legendas.
Manobra I
Para não participar da votação que reelegeu o deputado Theodorico Ferraço (DEM) como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Sérgio Majeski (PSDB) saiu do plenário para se abster da votação. Embora pudesse declarar voto contrário à chapa, o novato preferiu adotar uma velha prática utilizada pelos parlamentares para escapar da votação.
Manobra II
Segundo Majeski, a abstenção foi motivada pelo seu posicionamento desde o início quando não foi favorável a PEC da Reeleição. O tucano disse que não tem nada contra à Mesa, mas acredita que a reeleição precisava ter um debate mais profundo. De forma alguma serei oposição à Mesa, pelo contrário, o que for em prol de benefícios para a sociedade podem contar comigo, disse.
Primeira tarefa
Após ser reeleito, Ferraço já deu uma tarefa para o líder do Governo no Assembleia, Gildevan Fernandes (PV). É só pegar o telefone, ligar para o gabinete e agendar ainda hoje a visita que é de praxe. Dos 30 deputados, 19 foram ao Palácio Anchieta após a eleição de Ferraço.
Do outro lado
E as especulações de que Gildevan seria o líder do Governo foram confirmadas. O deputado, que sempre foi fiel escudeiro do ex-governador Renato Casagrande (PSB), agora terá a missão de defender os interesses de Hartung na Assembleia.
Made in Rio
Com o enredo em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, a escola de samba Boa Vista vai contar com a presença do prefeito da cidade carioca, Eduardo Paes, durante seu desfile. De acordo com a assessoria de imprensa da agremiação, Paes vem ao lado do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS).
Leia mais sobre o cenário político: