Pó preto vira pano de fundo para disputa por prefeitura

maxMoradores da Grande Vitória sempre conviveram com o chamado “pó preto” na Grande Vitória, mas ao que tudo indica, o problema, que está cada dia mais insuportável, está com os dias contados. Pelo menos se a CPI criada na Assembleia para investigar o caso realmente cumprir sua missão. O tema também vai ganhar holofotes na Câmara Federal. O tucano Max Filho promete levar a situação da poluição por aqui para ser discutida em Brasília. O esforço concentrado pode ser observado por uma outra ótica. E claro, a eleitoral.

Disputa que segue
Max Filho é apontado como forte candidato em 2016 para concorrer a prefeitura de Vila Velha. Quem também está nessa mesma intenção é o deputado estadual Rafael Favatto (PEN), que lidera a CPI do Pó Preto na Assembleia. A visibilidade que ele terá já acendeu o sinal amarelo no ninho tucano.

Troca de favores
O deputado estadual Bruno Lamas (PSB) deixou a Câmara da Serra, mas pelo visto mantém boas relações com o Legislativo serrano e, principalmente, com os parlamentares que ficaram na Casa. A filha do vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB), que é psicóloga, foi nomeada para trabalhar como assistente de gabinete com salário de R$ 2,3 mil. Ele garante, no entanto, que vai ser rigoroso com a frequencia dos seus servidores. Seu diferencial é o controle diário e semanal da folha de ponto de cada um dos funcionários.

Interesses
Passado o carnaval, o folião e deputado federal Hélder Salomão (PT) está focado agora em ouvir as demandas de lideranças do Estado e defender esses interesses em Brasília. Os embates políticos ele prefere deixar de lado. O petista aproveita quando está no Estado para promover encontros com essas lideranças.

Partiu, Espanha
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), embarcou para a Espanha nesta sexta-feira (20) onde vai atrás de bons exemplos para a capital nas áreas de mobilidade, coleta de lixo e soluções para enfrentar a crise hídrica. Ele aproveita para visitar a estação de dessalinização de água. Segundo o prefeito, utilizar a água do mar pode ser uma alternativa para o Vitória nos próximos anos para amenizar o efeito da estiagem. A viagem será custeada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e não terá custos para o Executivo.

Pé quente 
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) tem dito que deu sorte para a escola de samba Beija-Flor, que faturou o título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Já sua escola de Cariacica, a Independentes de Boa Vista, ficou em terceiro lugar, atrás da MUG e Jucutuquara. Coincidentemente ou não, o peemedebista foi um dos pouco políticos que não apareceram no sambódromo capixaba este ano.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada