Bate-boca na Assembleia depois de derrubada de veto do Governo

O clima esquentou na sessão da Assembleia Legislativa nesta terça-feira entre a deputada Janete de Sá (PMN) e Gilsinho Lopes (PR). Tudo por conta da derrubada do veto do ex-governador Renato Casagrande (PSB) a um projeto que garante a presença de vigilantes mulheres para fazer segurança em instituições financeiras do Estado. O republicano acusou Janete de ter negociado com a Casa Civil para barrar a decisão do Governo anterior e exigiu tratamento igualitário para um de seus projetos que também teve o veto, mas por decisão da Casa acabou barrado. Por outro lado, Janete justificou dizendo que não houve nenhum acordo e que não aceitava a provocação do colega, já que não havia sustentação para o veto.

Tudo dominado
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o comando das sessões da Assembleia tem sido de responsabilidade da “bancada do batom”. Nesta terça-feira, a Mesa foi toda ocupada por elas: Janete de Sá (PMN), Eliana Dadalto (PTC), Luzia Toledo (PMDB) e Raquel Lessa (SD). O pedido foi feito por Janete e prontamente atendido pelo presidente Theodorico Ferraço (DEM).

Nomeação
A cunhada do governador Paulo Hartung (PMDB), Terezinha Maria Soares Calhau, foi nomeada para trabalhar no gabinete do deputado estadual Hudson Leal (PRP), o novo corregedor da Assembleia Legislativa. Quem também divide o gabinete com ela é o irmão do conselheiro Sérgio Aboudib, Rodrigo Aboudib.

Ao ataque
O deputado Euclério Sampaio (PDT) aproveitou sessão desta terça-feira para criticar o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS). Segundo o pedetista, Juninho só que saber de futebol e carnaval. Enquanto isso, a população que precisa da saúde pública no município pede socorro por melhor atendimento.

PH e Dilma
Quem estará em Brasília nesta quarta-feira (4) é o secretário de Desenvolvimento José Eduardo Figueiredo. Ele será o enviado do governador Paulo Hartung (PMDB) para reunião com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O secretário leva na bagagem as demandas do Estado e para que, futuramente, os temas sejam discutidos entre Hartung e a presidente Dilma Rousseff (PT).

Sem ar
Foi protocolado na Assembleia Legislativa o projeto do deputado estadual Amaro Neto (PPS) que obriga as concessionárias de água a instalar bloqueador de ar na tubulação mediante solicitação do consumidor. A medida tem objetivo de reduzir a conta paga pelos capixabas. Segundo o parlamentar, já foi comprovado que a presença de ar na tubulação acaba encarecendo a tarifa.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada