Apesar de às vezes ser difícil manter o quórum no plenário com três sessões por semana, o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) sugeriu, nesta quarta-feira, a realização de até cinco sessões por semana. Segundo ele, os parlamentares não estão tendo mais tempo para falar por causa dos debates que tomam o tempo da fase das comunicações. O socialista afirma que chegou cedo para tentar falar, mas sua fala acabou sendo cerceada por falta de tempo. Ele sugere ainda que os pareceres da procuradoria para os projetos sejam entregues com antecedência para agilizar o tempo das discussões. Na bronca, ele deu a entender ainda que há privilégios para determinados parlamentares. “Aqui não tem deputado mais bonito, mais feio ou menos sabido”, disse ele lembrando que seu direito de falar é o mesmo dos demais.
Protesto
No próximo domingo, às 15 horas, manifestantes capixabas prometem fazer um ato contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na Praça do Papa, em Vitória. O protesto terá trio elétrico (não é micareta), camisa (não é abadá) e muita música (não é festa). Os organizadores do protesto estão se mobilizando pelas redes sociais e até pelo WhatsApp. Quem quiser saber mais informações é só adicionar o número de celular 98117-6099.
Tem, mas não tem!
Apesar de um cartaz dizer que existe comida japonesa no restaurante da Assembleia Legislativa, servidores garantem que nunca viram o alimento ser servido no local. Leitora atenta da Coluna ficou encafifada e fez até uma enquete entre os colegas de trabalho para saber se alguém já viu pelo menos um sushi por lá. Em tom de brincadeira, os clientes dizem que é propaganda enganosa e queriam até reclamar no Procon, mas com o arquivamento do projeto que criava o órgão na Casa ficou mais difícil.
Celebridade
Quem chega no gabinete do prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB), é sempre surpreendido com a visita de um gavião. A ave bate ponto todos os dias na janela do local e chama atenção de quem está reunido com o socialista. Quem tem a sorte de vê-la não perde a chance de tirar uma foto do visitante.
Infração
Agentes da prefeitura de Vitória não perdoaram servidores da Assembleia que estacionaram seus carros na calçada na frente do Legislativo. Vários automóveis foram guinchados e multados. Quando souberam da ação dos guardas teve servidor que largou tudo e correu mais que o atleta Usain Bolt para não ter o veículo levado.
Agora é Lei
Foi publicado no Diário do Poder Legislativo o projeto da deputada Janete de Sá (PMN) que institui a obrigatoriedade de vigilante mulheres em estabelecimentos financeiros. Para a parlamentar, a medida abre mais vagas no mercado de trabalho e as mulheres, pela independência financeira, não precisam mais ficar reféns de companheiros violentos.
Lançamento
O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia e Informação do Conselho Federal da OAB, Luiz Claudio Allemand, lançam uma coletânea com opiniões de especialistas de TI sobre o processo judicial eletrônico. Allemand diz que apesar de mais velocidade e eficiência, a iniciativa exclui grupos como os deficientes visuais, os idosos e os jovens, por conta da ausência de usabilidade, acessibilidade e do elevado valor de investimento necessário à aquisição de equipamentos para operar o sistema. O lançamento será no dia 26 de março no Espaço Cultural da Justiça Federal do Espírito Santo.
Leia mais sobre o cenário político: