Deputados se reuniram nesta segunda-feira (16) para a reunião do Colégio de Líderes e o clima não foi nada amistoso. Houve bate-boca e os ânimos ficaram exaltados. O bafafá começou após decisão de arquivar o projeto que muda o horário das sessões na Assembleia. Só que o autor da proposta, o deputado Hércules Silveira (PMDB), se atrasou e nem pode defender sua proposta. Depois disso houve uma nova discussão porque o presidente Theodorico Ferraço (DEM) contestou o pedido de exoneração de comissionados para que os novos deputados pudessem colocar seus indicados.
Criterioso
Ferraço alegou que é preciso ter critério com as exonerações porque dia desses a Casa demitiu servidores e foi obrigada a recontratá-los. Gente com câncer, filhos doentes e até quem se aposentadoria em quatro meses foi mandada embora. O presidente alegou ainda que se os técnicos forem trocados de uma hora para outra a Casa para, já que vai demorar para treinar todos novamente em caso de substituição. (Foto: Assembleia Legislativa)
Em defesa da mulher
A convite da deputada Luzia Toledo (PMDB), o Secretário de segurança André Garcia, estará na Assembleia Legislativa, nesta terça feira (17.03), para apresentar o Plano de Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O objetivo do plano é retirar o Estado dos primeiros lugares em ocorrências criminais contra a mulher.
#vemprarua I
Diante do convite do senador Ricardo Ferraço (PMDB) e do deputado Lelo Coimbra (PMDB) para a população participar do protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT), no último domingo, a deputada Iriny Lopes (PT) ficou revoltada. “E o PT/ES continua neste governo. Vergonha e indignação”, disse ela nas redes sociais.
#vemprarua II
Apesar das várias críticas de petistas às manifestações, vale lembrar que quando o “gigante acordou” em 2013, muitas reivindicações foram atendidas. Entre elas o fim do pedágio, que mais tarde voltou por uma determinação judicial, mas com preço reduzido, e a diminuição na tarifa de transporte coletivo. A esperança é de que os pedidos feitos nas ruas contra a corrupção e a reforma política sejam atendidos também. Já o impeachment da Dilma a gente sabe que é mais difícil…
Candidato sustentável
Conhecido por liderar protestos na Grande Vitória, o líder da Rede no Espírito Santo, Gustavo de Biase, não foi para a rua no último domingo. Ele estava em São Paulo, mas não era para participar do protesto na avenida Paulista. Gustavo foi o único capixaba selecionado junto com outros 44 políticos do país para receber o apoio da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, uma ONG que apoia candidatos que tenham a bandeira da sustentabilidade em suas campanhas eleitorais.
Capacitação
Vereadores de Cariacica vão passar por uma série de treinamentos ao longo do ano para melhorar as atividades parlamentares. O presidente da Câmara, Cezar Lucas (PTC), em visita à Rede Vitória, disse que haverá realização de seminários e que servirão de subsídio para o trabalho no Legislativo Municipal. O parlamentar foi recebido pelo diretor-geral da empresa, Fernando Machado.
Leia mais sobre o cenário político: