Mesmo na base, Davi Esmael diz que será independente após bate-boca na CMV

Um dia após o prefeito Luciano Rezende (PPS) anunciar seu novo líder na Câmara de Vitória, o vereador Davi Esmael (PSB), que era cotado para a função, anunciou que vai adotar postura de independência, mesmo fazendo parte da base aliada do Governo no Legislativo. Durante a sessão, Esmael reclamou que o colega Vinícius Simões (PPS) sempre consegue agendas com o prefeito e não comunica à base. Em contrapartida, Simões rebateu dizendo que quando Esmael assumiu a prefeitura por quatro dias foi logo inaugurar uma obra no Centro, seu principal reduto eleitoral. O clima entre os dois é de poucos amigos. Em contato com a Coluna, Esmael explicou que não há nada de contraditório pertencer à base e agir de acordo com seu entendimento. “Estou na base porque entendo que o prefeito está acertando mais que errando”, mas segundo ele, isso não impede de votar contra os projetos do Governo.

Recuo
Depois de muita polêmica e críticas na Assembleia, o governador Paulo Hartung (PMDB) recuou e retirou o projeto “Escola Viva” no regime de urgência. Professores, alunos e deputados não esconderam a insatisfação com a proposta de colocar ensino integral nas escolas capixabas. Curioso que esse era o projeto carro-chefe de Hartung durante a campanha e idealizado pelo seu marqueteiro Jorge Oliveira.

Explicação
Segundo o governador, a retirada da urgência foi uma prova da sua prática de diálogo permanente. Embora tenha sido criticado, Hartung afirma que o projeto é uma proposta inovadora para uma área que considera prioritária no Estado e no país. “Entendo que, com a ampliação desse diálogo, o conteúdo da proposta pode ser compreendido em sua plenitude e receber contribuições”, disse.

É feia a crise
Um novo projeto de redução de gastos está sendo preparado na prefeitura de Vila Velha. O novo secretário de Finanças, Anckimar Pratissoli, e o subsecretário de Receitas José Carlos, são os responsáveis pelos cortes. Entre as medidas que serão anunciadas está a retirada de produtividade dos auditores fiscais do município. A categoria já está em polvorosa e alega que os salários já estão defasados. O clima por lá não é dos melhores.

Ajuda federal
Em reunião no ministério do Esporte, o deputado federal Marcus Vicente (PP) solicitou ajuda do Governo Federal para o Projeto de Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, apelidado de Proforte. Segundo ele, a matéria está em discussão há mais de um ano na Câmara e ajudará a sanar as dívidas dos clubes de futebol com a União. O parlamentar garante ainda que, se aprovada, a proposta vai se transformar em um novo marco na gestão deste esporte no Brasil.

PDT no Palácio
Prefeitos e deputados do PDT vão se reunir com o governador Paulo Hartung nesta sexta-feira (20) no Palácio Anchieta. O encontro, promovido pelo líder do partido, deputado Sérgio Vidigal, acontece para estreitar a relação entre os representantes do partido e o chefe do Executivo capixaba. Entre os que já confirmaram presença estão os prefeitos de Linhares, Nôzinho Correa; e Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada