O polêmico projeto que institui ensino integral nas escolas do Espírito Santo voltou a ser discutido nesta terça-feira. Apesar de ter pedido a retirada do projeto do regime de urgência na Assembleia, o Governo não desistiu da proposta. O secretário de Educação, Haroldo Correa, reuniu estudantes para discutir melhor a proposta, que segundo os alunos, não foi debatida com a comunidade escolar. “90% dos cidadãos sabem que a escola integral é o melhor caminho para melhorar o ensino”, justificou Haroldo. Por outro lado, as entidades de ensino, em encontro na Assembleia, pediu como prioridade a implementação do programa apenas no próximo ano letivo e, de preferência, em escolas construídas especificamente de acordo com o projeto.
Manifestação
Alunos e professores vão acordar cedo nesta quarta-feira, mas não é para ir à escola. Eles voltam à Assembleia Legislativa para um protesto contra o projeto Escola Viva. O ato acontece antes pouco antes da sessão e a promessa é de que ocupem as escadarias do Legislativo. Eles querem que a proposta de ensino integral nas escolas não seja implementada este ano.
Será coincidência?
Um dia após o deputado federal Max Filho (PSDB) visitar a Assembleia, o deputado Euclério Sampaio (PDT) não poupou críticas ao prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM). Lembrou que Rodney chegou com a promessa de ser o salvador da pátria, mas os problemas do município continuam por toda a parte. Max, como se sabe, é um forte candidato a prefeito em 2016 e foi visto de conversa com alguns parlamentares.
Bem humorado
Mantendo a linha de críticas ao prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), Euclério também voltou a atacar a administração de Cariacica. O pedetista estava atacado, mas mostrou bom humor ao usar uma música para negar o aparte em seu discurso ao colega Da Vitória. “Eu tenho tanto para falar…”. Todos riram.
Máfia do guincho
Deputados estaduais voltaram a repercutir a criação da “Máfia do Guincho” na Assembleia. Durante discurso, o democrata Edson Magalhães chegou a dizer que tem ex-vereador construindo galpão para abrigar (e lucrar, claro) carros guinchados no Espírito Santo.
Adocicados
Bastou o vereador Luizinho Coutinho (SD) levar um balde de jabuticaba para o clima no plenário da Câmara de Vitória ficar em clima de harmonia. Os parlamentares até se confundiram com a ordem do dia por causa da fruta. Neuzinha de Oliveira (SD) foi uma das que se esbaldaram com surpresa que deixou todos adocicados.
Leia mais sobre o cenário político: