Câmara de Vitória já dá sinais de que vai começar a disputa por vaga em 2016

As eleições municipais acontecem somente no ano que vem, mas o clima de disputa por vaga de reeleição já é evidente nos corredores dos Legislativos. Em Vitória, por exemplo, já é possível perceber algumas movimentações nos próprios discursos dos vereadores. E a briga por uma cadeira vai atingir, principalmente, o prefeito Luciano Rezende (PPS) e seus aliados na Casa. Para se ter uma ideia, o vereador Zezito Maio (PMDB) não esconde que a relação entre a prefeitura e a câmara pode ficar estremecida. Ele tem dito que neste momento ninguém pode afirmar que tem maioria no plenário e que é possível ter muitas surpresas nos projetos analisados pelos demais vereadores. A briga já começou…

Voto na rua
Após deixar o PV, o ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga (ainda sem partido) já é visto visitando comunidades de olho nas eleições de 2016. Ele acredita que a população canela-verde vai reavaliar seu projeto para voltar ao Executivo, principalmente pela insatisfação que ele percebe no município com a atual administração.

O retorno
Embora o prefeito Rodney Miranda (DEM) seja aliado de primeira linha do governador Paulo Hartung (PMDB), Neucimar não desiste de ter o apoio do peemedebista para seu projeto em 2016. Ele tem ensaiado uma aproximação com o Governo e deve migrar, com o aval do próprio Hartung, para o PSD já a partir da próxima semana.

Sem polêmica
Após apresentar projeto que determina horário de fechamento para os bares de Vitória, o vereador Devanir Ferreira (PRB) afirmou que não é contra os músicos e nem quer tirar o emprego deles que vivem na noite. Disse até que recentemente visitou o cantor e ex-secretário Alexandre Lima e comprou um artesanato para ajudar na sua recuperação.

Em contrapartida
A declaração não foi bem recebida no ninho tucano, representado na Casa pelo vereador Luiz Emanuel (PSDB). Nos corredores o comentário que circulou foi de que a única iniciativa para ajudar a Alexandre Lima foi protocolada por Luiz Emanuel, que defendeu uma aposentadoria vitalícia para o músico. A matéria, inclusive, deve ser debatida no plenário na semana que vem.

Curiosidade
Chamou atenção a presença do empresário Claudio Múcio na reunião da CPI que investiga a sonegação fiscal no Estado. Ele lembrou que as petroleiras não recolhem o Imposto Sobre Serviço (ISS) mesmo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça favorável à cobrança, sob a alegação de que o mar não é território municipal. Múcio, como se sabe, foi um dos detidos da Operação Derrama, que levou para a cadeia prefeitos, ex-prefeitos e empresários acusados de fraude no pagamento de impostos.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada