De saída do PSB e negociando sua entrada em partidos ligados ao Palácio Anchieta, o ex-deputado Vandinho Leite pode retornar ao Governo. Rumores dos bastidores apontam que ele pode ser o nome escolhido pelo governador Paulo Hartung (PMDB) para reassumir a pasta que até hoje está sem titular. Embora tenha sido secretário na gestão Casagrande (PSB), Vandinho estaria rompido com o ex-governador após reclamar de falta de apoio político para sua candidatura. As especulações ganham força principalmente pela possibilidade dele migrar para o PSDB ou DEM, partidos que estão na sustentação do Governo. Fonte palaciana garante que “onde tem fumaça, tem incêndio” e seu retorno não é impossível, até porque Hartung já aproveitou alguns secretários da administração anterior.
Polêmica
Reunião do Colégio de Líderes da Assembleia, realizada nesta terça-feira, foi bastante acalorada. Tudo porque a maioria dos deputados é contra o projeto defendido por Enivaldo dos Anjos (PSD) que retira da Mesa a responsabilidade da contratação de serviços, orçamentos e administração das despesas da Casa e transfere para o diretor-geral do Assembleia. Os ânimos ficaram exaltados, até porque Enivaldo é conhecido por querer ganhar “a briga” no grito.
Premiado
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), embarca para os Estados Unidos para receber o prêmio “Governarte: a arte do bom governo” concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O vice-prefeito, Waguinho Ito (PPS), assume a prefeitura entre os dias 20 a 25 de abril. A viagem será toda custeada pelo BID.
Foto no plenário
Em visita à Assembleia nesta quinta-feira, o prefeito de São Gabriel da Palha, Henrique Vargas, não perdeu tempo e garantiu seu selfie (autoretrato) com o deputado Amaro Neto (PPS). Na foto também estava o colega Dary Pagung. Após o registro, Vargas, que é ex-deputado, aproveitou para cumprimentar os colegas e visitar alguns gabinetes.
Diferenciado
Em seu discurso no plenário, a deputada Janete de Sá (PMN) foi contra a proposta de mudar o regimento para permitir o retorno ao cargo de presidente da Mesa em um prazo de até 90 dias em caso de afastamento. Segundo ela, a matéria é inconstitucional e além disso dá privilégios para quem já tem tratamento diferenciado.
Mamãe na Câmara
Toma posse nesta quarta-feira (15), na Câmara de Vila Velha, o vereador Neldson Ramos, o Mamãe do PMN. Ele assume a vaga no lugar de Arnaldinho Borgo, que deixou a Casa para ser secretário de Meio Ambiente. Mamãe diz que durante seu mandato vai trabalhar em projetos voltados para a Saúde e da Área Social, principalmente na Grande Terra Vermelha. Essa é a primeira vez que a região tem um representante no Legislativo.
Leia mais sobre o cenário político: