Em meio ao projeto de liberação para quitar dívidas com os hospitais filantrópicos, a Assembleia Legislativa concedeu uma espécie de cheque em branco para o governador Paulo Hartung (PMDB). A partir de agora, o peemedebista poderá utilizar, por meio de decreto e sem passar pelo aval dos deputados, recursos previstos no orçamento destinados aos órgãos do Executivo em caso de “extinção, transformação, transferência, incorporação ou desmembramento”. A matéria, aprovada por unanimidade, passou quase despercebida pelos deputados, mas bastou Enivaldo dos Anjos (PSD) ira para a tribuna para outros colegas se manifestarem.
Presentão
Em seu discurso, Enivaldo disse que Hartung deve reconhecer o presente que estava ganhando e que os deputados estavam dando um voto de confiança a um governador com quatro meses de mandato. Foi acompanhado por Sandro Locutor (PPS), que também destacou o “cheque em branco” que estava ganhando da Assembleia.
Homologação
Depois de votado, um grupo de deputados, liderados pelo presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço, esteve no Palácio Anchieta para participar da assinatura simbólica para homologar o pagamento da dívida com hospitais filantrópicos. A aprovação do projeto foi um pedido feito de Hartung, que fez até Ferraço suspender o ponto facultativo na última segunda-feira no Legislativo.
Polêmica
Para discutir o projeto que determina horário de fechamento de bares em Vitória, o vereador Devanir Ferreira (PRB) vai promover uma audiência pública no dia 11 de maio, às 18 horas, para tirar as dúvidas sobre a matéria. Segundo Devanir, o projeto não propõe o fechamento indiscriminado dos estabelecimentos após as duas horas da manhã. A regra vale apenas para que os que não tiverem infraestrutura ou as que atrapalhem o sossego público na madrugada.
Arrevoada
Mais uma pomba socialista deixou o PSB capixaba. Desta vez foi o ex-gerente de Políticas Públicas da Juventude Gustavo Badaró. Ele atuou no Governo Casagrande, mas deixou o partido por conta de uma insatisfação com os rumos que o partido vem tomando. E dizem que novas desfiliações devem acontecer em breve…
Negócios da China
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) se reuniu com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, nesta quarta-feira. Uma comitiva de empresários do setor de infraestrutura, chefiada pelo primeiro-ministro Li Keqiang, vai desembarcar no Brasil no próximo mês. Durante a conversa, que aconteceu na embaixada, o parlamentar tratou de possíveis investimentos chineses aqui no Espírito Santo.
Leia mais sobre o cenário político: