O clima que já não estava nada amistoso no ninho do PSDB capixaba agora azedou de vez. Tucanos de alta plumagem não ficaram nada satisfeitos com a nota divulgada na última quinta-feira na qual o presidente da executiva estadual, Jarbas Assis, comunica a abertura de processo contra o ex-secretário-geral do PSDB de Vitória Armando Fontoura e libera o vereador Luiz Emanuel para deixar a sigla. Nos bastidores, militantes afirmam que essa foi uma decisão autoritária e que Jarbas não teria comunicado o partido antes de tomar a decisão. Lideranças do partido só ficaram sabendo do ocorrido pela imprensa.
A reação
A informação apurada pela Coluna foi de que somente o presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, tinha conhecimento da decisão. Diante disso, alguns tucanos estão preparando outra nota para ser divulgada com posição contrária a da direção estadual. Está voando penas para todos os lados.
Enquanto isso
No meio do fogo cruzado, o vereador Luiz Emanuel, que já estava sendo bicado por outros tucanos, deve mesmo arrumar as balas e fazer novos voos fora do PSDB. Conforme a Coluna antecipou, o parlamentar está de olho na fusão entre o PPS e o PSB e vislumbra ali uma possibilidade de abrigo. O prefeito Luciano Rezende (PPS) já fez o convite oficial. Só falta agora ele decidir se vai ou se fica.
Audifax e Vidigal
Durante café da manhã com empresários na Serra, o prefeito Audifax Barcelos (PDT) e o deputado Sérgio Vidigal (PDT) sentaram na mesma mesa e ficaram um ao lado do outro. Adversários políticos, os dois foram cumprimentados pelo governador Paulo Hartung, que também participou da reunião e destacou a importância dos dois para a cidade. A presidente da Câmara, Neidia Pimentel, não foi citada no discurso.
A crise é nossa
No seu pronunciamento, Hartung voltou a lembrar que a crise financeira é “Made in Brazil” e que diante das dificuldades não se vê liderança no país. “Ajuste bom é o que corta gastos, o que aumenta impostos é de baixa qualidade. Não estamos esperando milagre, mas estamos fazendo nossa parte para ter nossas contas organizadas”.
Reconhecimento
O ministro do STF Ricardo Lewandowski esteve no Estado nesta sexta-feira para lançar um programa que promete reduzir a população carcerária no Espírito Santo. Em seu discurso no Tribunal de Justiça fez questão de cumprimentar os servidores do Judiciário, que estão em luta por melhores salários. Nenhuma outra autoridade no evento fez a citação dos funcionários da corte. Depois do encontro, foi comer uma moqueca no Palácio Anchieta junto com o governador Paulo Hartung.
Máfia dos Guinchos
A relatora da CPI dos Guinchos, deputada Janete de Sá (PMN), esteve no Ciodes. O objetivo foi verificar, in loco, como funciona a remoção de veículos pelos guinchos na Grande Vitória. Segundo a parlamentar, é importante saber como é o procedimento realizado pela polícia e pela guarda municipal de Vitória no que diz respeito a remoção dos veículos, já que há uma grande quantidade de denúncias.
Leia mais sobre o cenário político: