Em comemoração aos 480 anos da colonização do Solo Espírito-Santense, neste sábado (23), o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB) esteve em Vila Velha para participar das festividades e aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de R$ 100 milhões para serem aplicados em obras do município. O pacote de bondades inclui melhorias nas áreas de macrodrenagem para evitar alagamentos, um dos principais problemas enfrentados pelos moradores em período de chuvas. Além disso, a verba será destinada para a conclusão da rodovia Leste-Oeste e pavimentação da ES-388, que liga os bairros de Riviera da Barra e Barra do Jucu. O prefeito Rodney Miranda (DEM), que deve disputar a reeleição, ficou, claro, muito satisfeito. O investimento chega às vésperas do ano eleitoral e o democrata pode ter a chance de melhorar os índices de popularidade na cidade.
PH no povo
Durante as comemorações, Hartung fez questão de cumprimentar os moradores que acompanhavam o desfile cívico em comemoração pelos 480 anos de Vila Velha. Chegou a pegar o celular de uma senhora e até fez um selfie com a eleitora. Parece que o governador quer mesmo se aproximar da população.
Cenas do desfile
Logo cedo, os servidores comissionados da prefeitura foram escalados para ocupar a frente do palanque das autoridades. Quem também apareceu por lá foi o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD). Sempre sorridente, acenou para o público e dividiu espaço com Hartung e o prefeito Rodney Miranda (DEM) no palanque. Neucimar também promete disputar eleição para tentar retornar ao Executivo em 2016.
Reajuste salarial
O prefeito Luciano Rezende (PPS) chamou para a negociação diversos sindicatos de servidores da prefeitura de Vitória. No encontro, que durou mais de três horas, Luciano ouviu todas as reivindicações da categoria, principalmente àquelas que envolvem a questão salarial. Apesar de ainda não ter nada definido com os servidores, o encontro serviu para abrir um canal de diálogo com o funcionalismo que quer ter aumento, mas por outro lado, com a crise financeira e o corte de despesas, as negociações ficam mais complicadas.
De volta
Com os 10 dias de férias do prefeito Luciano Rezende, quem assume a prefeitura é o vice-prefeito Waguinho Ito (PPS). Essa já é a oitava vez que ele fica no posto durante pouco mais de dois anos de mandato. A troca de comando foi feita na última sexta-feira, mas ele só assume de fato nesta segunda-feira.
Troca-troca
Após assumir a secretaria de Agricultura da prefeitura de Viana, o vereador Fábio Luiz Gegenheimer (PSB) cedeu sua cadeira na Câmara para sua suplente Luzinete Deolindo, também do PSB. Gegenheimer está tomando conhecimento dos projetos da pasta, mas já garantiu que vai dar atenção especial ao programa Reflorestar, que tem pretensão de plantar 150 mil mudas nas nascentes do município em parceria com o Governo do Estado.
“Pinga ni mim”
Passado o período de chuva na Grande Vitória, alguns gabinetes de deputados estão sofrendo com as goteiras. A entrada do prédio também ficou coberta de água e para evitar acidentes, o pessoal espalha panos de chão e até papelão pelo piso. Não está fácil mesmo…
Leia mais sobre o cenário político: