Passados seis meses de mandato, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), estaria se preparando para fazer sua primeira mudança da equipe de secretários. Nos bastidores, informações apontam que uma das pastas atingidas será a de Esportes, atualmente ocupada pelo secretário Valdir Klug. A ideia de Hartung seria trazer para o posto o deputado estadual Da Vitória (PDT). Com isso, o governador resolveria o acordo que fez com o ex-deputado Luiz Durão (PDT), que aguarda incansavelmente por uma oportunidade para voltar ao Legislativo estadual.
Outra jogada
Hartung, que não dá ponto sem nó, mataria dois coelhos em uma paulada só. Abria espaço para Durão, já que é o suplente da coligação PT/PDT, e jogaria um balde de água fria na intenção de Da Vitória em disputar a prefeitura de Colatina, em 2016.
Escaldado
Depois de sair derrotado nas últimas eleições para prefeito e sem apoio, Da Vitória, no entanto, não teria a intenção de voltar a concorrer ao Executivo colatinense. Com isso, o ex-presidente do Bandes Guerino Balestrassi ficaria com o caminho livre para a disputa com a bênção do Governo.
Crise
A crise econômica já está mudando os planos de alguns possíveis candidatos a prefeito nas próximas eleições. O presidente da Assembleia, Theodorico Ferraço (DEM), por exemplo, já estaria desistindo da concorrência. Segundo rumores que circulam nos corredores da Assembleia, ele quer se candidatar em outro município que esteja com a situação financeira mais equilibrada.
Tem que pagar!
Na próxima quarta-feira, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, é esperado na Assembleia para dar explicações sobre o lendário pagamento dos 11,98% aos servidores do Legislativo. O convite foi feito pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), que quer uma justificativa para o fato dos funcionários da Casa ainda não terem recebido o reajuste. “Vai ter que pagar. Se não pagar, vamos nos unir e fechar a Assembleia e a avenida aqui em frente”, ameaçou.
Participativo
Moradores de Vila Velha vão poder definir as prioridades para o orçamento a partir da próxima segunda-feira (15). A primeira assembleia será realizada às 18h30, no Titanic. Os encontros acontecem até o dia 15 de julho e ocorrerão em bairros de cada uma das cinco regiões administrativas do município.
Leia mais sobre o cenário político: