O ex-deputado federal Capitão Assumção está de casa nova e já chegou chegando. Após sofrer duas derrotas consecutivas nas últimas eleições, Assumção deixa o PSB e entra no Solidariedade (SDD) para disputar a prefeitura de Vitória. Segundo o deputado Carlos Manato, presidente regional da sigla, o ex-parlamentar vai presidir o diretório de Vitória.
PME de Vitória ainda rende
O Plano Municipal de Educação de Vitória, ainda vai render. Depois de ter o texto original, que destina 25% do orçamento para a Educação, modificado por uma emenda do vereador Serjão (PSB), que prevê 35% para a área, o prefeito Luciano Rezende (PPS) aguarda análises da Secretaria de Educação e da Procuradoria Geral do Município (PGM) para decidir se veta ou sanciona a matéria com a alteração.
Obrigado e não quero
O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) já se retirou da disputa pela vaga de ministro do Trabalho. “Agradeço o convite do nosso presidente Carlos Lupi, mas estou focado no mandato de deputado federal. Sou a favor de o PDT assumir uma posição mais independente do governo, não de oposição, mas de liberdade. E não dá para ser independente e ao mesmo tempo participando do governo”, explicou Vidigal, que deve disputar a prefeitura da Serra em 2016.
Os “Sem bandeira”
O assunto é Vidigal. Na tarde dessa quinta-feira (02) o parlamentar não peneirou as palavras e declarou, durante discurso no plenário da Câmara, que muitos políticos não têm bandeira (seriam os famosos “Maria vai com as outras”?). Doutor Sérgio completou o desabafo após a aprovação da PEC 171 da Redução da Maioridade Penal, frisando que algumas lideranças não sabem medir conseqüências. Tá falado.
Taxa de Marinha sem Lelo
Na próxima segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Vitória realiza mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Taxa de Marinha, e a o convidado mais que esperado é o senador Ricardo Ferraço (PMDB), relator da matéria sobre o tema, que foi vetada pela presidente Dilma Rousseff essa semana. O presidente da Comissão Especial sobre Taxa de Marinha, na Câmara dos Deputados, o também peemedebista Lelo Coimbra nem sempre é lembrado nessas ocasiões.
Rede se reúne em Brasília
Gustavo De Biase está de malas para Brasília. O ex-candidato à prefeitura de Vitória vai se reunir com a direção nacional da Rede Sustentabilidade para definir os últimos detalhes, antes do registro da possível nova sigla partidária, que deve arrancar muita gente de outros ninhos.
Marina vem aí
De Biase afirma que além da parte burocrática, serão estabelecidas normas para criação dos diretórios estaduais e municipais – precisa mesmo ver isso – já foram apresentadas as assinaturas que faltavam. Gustavo acredita que a ex-presidenciável Marina Silva venha ao estado assim que o registro acontecer, para acompanhar de perto a filiação de gente como o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB).
Petista que andava sumido reaparece
O governador Paulo Hartung (PMDB) não esconde de ninguém as críticas ao governo petista, que, segundo ele, mantém uma relação nada próxima com o Espírito Santo. Seria por isso, a presença de certa liderança federal do PT capixaba na audiência pública sobre a Ferrovia EF 118, realizada na Findes? Ou será que o petista gosta do ministro dos Transportes e não simpatiza com o peemedebista, ministro da Aviação Civil?
Nostálgico Givaldo
Givaldo Vieira (PT) anda saudoso dos tempos como vice-governador. Usando a expressão “Caravana da Cidadania”, o deputado federal, visitou com alguns vereadores da Serra, a obra de ligação entre os bairros Eldorado e Nova Carapina. Givaldo não perdeu tempo e lembrou que foi ele quem ajudou a tirar o projeto do papel quando ladeava o então governador Renato Casagrande (PSB).
Leia mais sobre o cenário político: