A um ano do início da campanha eleitoral, que vai definir prefeitos e vereadores para os próximos anos, os partidos não estão preocupados com os adversários. As brigas internas já começaram a colocar em risco candidaturas e índoles. Que o diga o PSB.
Executiva esquecida
Liderado regionalmente pelo deputado federal Paulo Foletto, o partido do ex-governador Renato Casagrande, vai de mal a pior, segundo importantes filiados. Em Vila Velha, a sigla coleciona uma série de “desmandos” e a militância começa a ameaçar deixar o barco e vê-lo afundar. Os militantes dizem que o município só é lembrado em ano eleitoral e que a Executiva Estadual ainda não se atentou para o fato de Vila Velha ter o maior eleitorado do estado.
Carta Aberta para denunciar
Os filiados citam em “Carta Aberta” publicada nesta terça-feira (14), que o diretório municipal do PSB em Vila Velha só existe para apoiar um único e perpétuo vereador que nada faz pelo partido e pelo município, mas usa o partido para colocar centenas de correligionários na prefeitura. O texto denuncia filiados que estão em cargos públicos em nome do partido, mas, que não contribuem com a sigla.
Repúdio e questionamentos
Ao final da Carta, os militantes pedem respostas ao presidente Paulo Foletto e citam que foram impedidos de se defender de comentários levianos tecidos a respeito deles no último encontro da Executiva Provisória Estadual, como forma de “externar o repúdio à truculência verbal usada de forma traiçoeira no referido encontro”. Se internamente está assim, imagina quando começar o pleito, como será a briga com os reais adversários.
Casagrande e PH em mesmo voo para Brasília
Falando em PSB, quem estava no avião que decolou para Brasília na manhã desta terça (14) disse que não foi nada agradável a cena do embarque de Renato Casagrande no mesmo voo em que já estava acomodado o governador Paulo Hartung (PMDB). Casagrande foi a Brasília cumprir uma agenda da Fundação João Mangabeira, da qual é presidente desde o final do ano passado.
Voo pesado
O clima no voo, que já estava pesado por causa da “mulher-bomba” que resolveu apavorar os políticos que encheram a aeronave, por conta da reunião de Hartung com a presidente Dilma, nesta terça, ficou ainda pior após o “encontro” do ex com o atual. Segundo o deputado Manato (SD), a senhora “quis descontar a raiva da política na hora errada”.
PEN anuncia novo presidente
O partido político PEN, que tem como presidente estadual o deputado Dr. Rafael Favatto, realiza na próxima sexta-feira (17) sua primeira convecção partidária em Vila Velha. O evento acontece na Câmara Municipal, a partir das 19 horas. Na ocasião, haverá a posse da diretoria municipal de Vila Velha, que terá como presidente, o sr. Vercelino João de Oliveira.
Recesso branco já começou na Ales
O deputado Gilsinho Lopes (PR) estava esperançoso que seu projeto, que trata da notificação dos proprietários de veículos apreendidos pelo Detran, pudesse ser aprovado na sessão desta terça (14), da Assembleia Legislativa (Ales). Mas, para variar, a votação da matéria foi adiada por falta de quórum. Aliás, é o que deve acontecer, também nesta quarta-feira (15), já que os parlamentares estão contando os segundos para curtir o recesso branco, que começa no dia 17 e dura 15 dias.
Câmara de Viana segue pagando 13
Enquanto isso, a Câmara Municipal de Viana segue aguardando a publicação da sentença proferida nesta terça (14), sobre o vereador Patrick Hernane, o Patrick do Gás (PROS), que segue afastado do cargo, pela Justiça, mas continua recebendo o salário. Além de Patrick, o vereador Paulinho Brandão (PSB) também está afastado e recebendo o subsídio. Com isso, a Casa de Leis tem 11 parlamentares, mas, paga o salário de 13, uma vez que os suplentes assumem e, claro, também são remunerados.
Leia mais sobre o cenário político: