Tribunal de Contas aprova contas de Casagrande em sessão longa

Não está nada bom o clima entre os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e a área técnica do Ministério Público de Contas (MPC). Na tarde desta quinta-feira (16) o plenário do TCE-ES aprovou as contas do ex-governador Renato Casagrande (PSB), referentes ao exercício 2014, mesmo com o entendimento contrário do MPC. A sessão durou quase sete horas!

Constrangimento na sessão
Quem assistiu a sessão que aprovou as contas de Casagrande, não deixou de reparar nas sustentações duras e até “direcionadas” de seus votos, dos conselheiros Rodrigo Chamoun e Carlos Ranna. O procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Heron Carlos de Oliveira não saiu nada satisfeito com a decisão e ainda teve que engolir uns sapos que criou em 2001.

Tentativa pró-Patrick
Fontes ligadas à Câmara Municipal de Viana deixaram escapar que houve uma tentativa de reconduzir o vereador Patrick do Gás (PROS), o do “Rachid”, ao cargo, em uma sessão extraordinária nesta quinta-feira (16). A extra não teria acontecido por orientação da Procuradoria da Casa, que considerou a iniciativa “precipitada”, uma vez que os parlamentares, em Viana, se reúnem apenas nas segundas-feiras e não gozam de férias no mês de julho.

Da série “Os municipalistas”
A disputa pelo título de mais municipalista não acabou com o fim das eleições de 2014.  Em Brasília, a bancada capixaba ainda trava uma pequena guerra pela “cadeira”. Essa semana o deputado Helder Salomão (PT) se reuniu com o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, e se colocou à disposição da entidade para levar ao Congresso Nacional as pautas: MUNICIPALISTAS.

Quem já foi rei…
Helder falou sobre o que o motivou a se reunir com Perre. “Fui prefeito durante oito anos e membro da diretoria da FNP, por isso acho muito importante essa integração entre a entidade e o Parlamento brasileiro, afinal é na Câmara Federal que nós discutimos todas as questões que dizem respeito aos municípios brasileiros”, destacou o deputado.

Givaldo nostálgico e visionário
De olho nas eleições 2016, já que o PT da Serra parece já ter decidido sobre seu candidato à prefeitura, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) tem utilizado as redes sociais para fazer uma sessão nostalgia. Na postagem mais recente o parlamentar aparece com um cartaz do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 10 anos, e claro, destacou o período em que foi secretário de Cidadania da Serra.

Trabalho forçado
Os vereadores da Serra não devem estar nada satisfeitos com o colega Aldair Xavier (PTB). O parlamentar é o presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal, e ainda não emitiu parecer sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com isso, a Casa não pode entrar em recesso. Aliás, a LDO está trancando a pauta na Câmara. As sessões dessa semana foram derrubadas por causa dela.

Ferraço contra novo ICMS
Os senadores discutiram na tarde desta quinta-feira (16) as mudanças na cobrança do ICMS, apresentadas pelo Governo Federal. Ricardo Ferraço (PMDB, quase PSDB) declarou que, no oitavo ano da mudança na cobrança do ICMS, o Espírito Santo perderá R$ 1 bilhão e atribuiu ao governador Paulo Hartung (PMDB) os resultados econômicos positivos conquistado pelo Estado.

 

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada