Conforme combinado, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (PSB) recebeu, em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (27), uma comissão formada por vereadores, sindicatos e representantes classes ligadas ao entretenimento noturno. Após Audifax declarar que não vai revogar a Lei, o vereador Antonio Boy, do mesmo partido do prefeito, ficou uma fera. Disse que o Projeto de Lei que tenta acabar com a Lei seria votado hoje e que a matéria tem mais votos do que precisa, para ser aprovada.
Até tu Moreira?
Segundo Boy, até o líder do prefeito, vereador Luiz Carlos Moreira (PMDB) lhe garantiu, na última sexta-feira (24) que vota com a oposição. Antonio Boy disse que não acredita em mais nada que Audifax disser e que o prefeito não tem palavra. O problema é que mesmo que o PL tivesse sido mantido na Ordem do Dia, não seria votado. Para variar, não houve quórum suficiente para dar prosseguimento à sessão ordinária de hoje (27).
Vereador condenado
A Justiça condenou o presidente da Câmara Municipal de São José do Calçado, no sul do Estado, o vereador Joaquim Geraldo Teixeira Muzy, o Teté (PMDB), pela contratação ilegal de advogado. Segundo a decisão judicial, Teté deveria ter realizado uma licitação e não feito a contratação direta do profissional, que atuou durante uma CPI, em 2011. O juiz responsável pelo caso quer que o vereador explique porque o advogado foi contratado, mesmo não tendo experiência em Comissões Parlamentares de Inquérito. O parlamentar terá que pagar multa/ mas ainda pode recorrer da decisão.
Reunião do PSD destaca Neucimar
O PSD de Vila Velha realizou, nesta segunda (27) uma reunião com filiados, lideranças e militantes e contou com seu filiado mais ilustre. O ex-prefeito do município Neucimar Fraga teve destaque no evento, já que vai tentar voltar para a prefeitura, através do novo ninho. Durante a reunião foi discutida a questão da geração de emprego e renda. Neucimar teve bom desempenho na campanha pelo Senado e atrapalhou os planos de João Coser (PT).
Prefeito segue internado
O prefeito de Linhares, no norte capixaba, Nozinho Corrêa (PDT) segue internado em um hospital particular do município. Segundo o último boletim médico, Nozinho está num quarto do hospital acompanhado da família e as visitas estão terminantemente proibidas. Não há previsão de alta. A prefeitura confirmou que o prefeito está internado deste a tarde desse domingo (26), após uma indisposição.
MPF realiza audiência pela saúde materna
O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) realizará, nesta quarta-feira (29), uma audiência pública sobre atenção à saúde materna no Norte do Estado. O evento acontecerá na cidade de São Mateus. O objetivo é colher mais informações da população e promover o diálogo entre os Ministérios Públicos Federal e Estadual, representantes do poder público, cidadãos residentes na região, organizações não-governamentais, e demais interessados.
Saúde calamitosa
Após denúncias de que havia irregularidades na situação da saúde materna na Região Norte do Espírito Santo, o MPF solicitou ao Departamento de Auditoria do SUS (Denasus) que realizasse auditorias em hospitais-maternidade de 11 municípios da região (São Mateus, Conceição da Barra, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Jaguaré, Nova Venécia, Vila Pavão e Boa Esperança). Depois de ter acesso aos relatórios, a Procuradoria definiu a situação com apenas uma palavra: calamitosa. Por conta disso, o MPF/ES já enviou recomendação a Estado, municípios e hospitais, propondo uma série de medidas para tentar melhorar o quadro atual.
Vidigal relator
O deputado federal Sergio Vidigal (PDT), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, foi designado o relator do projeto que federaliza a educação básica no Brasil e cria a Carreira Nacional do Magistério da Educação de Base (CNM) na rede pública de ensino estadual, municipal ou distrital. De autoria do senador e ex-ministro da educação Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto, que cria uma carreira federal do magistério, também cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE), a ser implantado nas escolas estaduais, municipais e do Distrito Federal.
Telefonema de Cristovam
Já aprovado no Senado Federal, o texto agora tramita na Câmara dos Deputados e o próprio autor do projeto, Cristovam Buarque telefonou para Vidigal para que relatasse a matéria. “O senador me telefonou, me pedindo para que eu relatasse o projeto na Câmara. Falei com o presidente da Comissão (de Educação, deputado Saraiva Felipe, PMDB-MG) e ele me designou relator”, contou Vidigal.
Defesa dos animais
O Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Animais de Vitória vai se reunir pela 13º vez desde que foi criado, há dois anos. O encontro será nesta terça-feira (28), às 18h30, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. O vereador Luiz Emanuel (PSDB), presidente do Fórum, convida a todos os interessados em discutir ideias e projetos para a promoção do bem-estar animal em nossa cidade.
Leia mais sobre o cenário político: