Embora recentemente as trocas de elogios tem sido cada vez mais comuns, os deputados Enivaldo dos Anjos (PSD) e Sérgio Majeski (PSDB) devem travar uma verdadeira batalha durante a semana na Assembleia Legislativa. O primeiro apresentou projeto que aumenta o número de CPIs na Casa, o que vai gerar mais gastos e aumento no número de cargos comissionados. Já o tucano é contra, alega que não há necessidade de ampliar o número de servidores e também alerta para a necessidade de reduzir despesas. Além disso, ele lembra que com tantas comissões já não há mais nem deputados disponíveis para dar conta do trabalho. Algumas delas tem tido dificuldades, inclusive, de manter quórum, visto que os parlamentares têm que se desdobrar para estar presentes nas reuniões que em alguns casos acontecem no mesmo horário.
Interesses
Nos bastidores, o que se comenta é que a proposta tem real objetivo de beneficiar os deputados novatos que não tem direito à indicação de cargos comissionados. Caso o projeto siga adiante do jeito que está, eles terão a oportunidade de encaixar seus cabos eleitorais no Legislativo.
Fala Hartung
Na reestreia do Fala Manhã, a nova apresentadora do programa, Andressa Missio, bateu um papo com o governador Paulo Hartung. Na entrevista, o peemedebista falou sobre o atual cenário político e econômico do país e do Estado, além das perspectivas de melhoras da crise. O Fala Manhã será apresentado às 8h10 desta segunda-feira.
Máfia
Também nessa segunda-feira, dois ex-diretores do Detran vão prestar depoimento na CPI que apura a existência de uma suposta máfia dos Guinchos. Os convocados são Evaldo Martineli e o coronel da reserva da PM Paulo Domingos Deorce. De acordo com a relatora da comissão, deputada Janete de Sá (PMN), o objetivo é esclarecer como foi definido e implantado o atual sistema de concessão dos pátios no Estado.
Campanhas baianas
Em época de crise e em ano véspera de eleição, os jornalistas e consultores de marketing político Fernando Carreiro e Bete Rodrigues estiveram no extremo sul da Bahia, no último fim de semana, para realizar o seminário ‘Soluções para uma campanha vitoriosa’. Mais de 30 prefeitos e pré-candidatos a prefeito de cidades baianas estiveram presentes. Entre os temas: como conquistar o eleitor gastando muito pouco; a organização de campanhas modernas; e o chamado ‘Marketing 3.0’, que propõe uma linguagem voltada para o ser humano. Em breve os dois devem realizar o evento também para candidatos capixabas.
Amuleto
Com 104 anos de idade, o ex-deputado e Comendador Gustavo Wernersbach, de Domingos Martins, esbanja lucidez quando o assunto é política. Astuto observador e com fama de pé quente nas eleições, é um amuleto e conselheiros para candidatos e amigos. Atentos a história, e de passagem pelo município nesta sexta-feira, o deputado federal Max Filho e o deputado estadual Pastor Mansur aproveitaram para visitar o comendador em sua casa no Vale da Estação onde trocaram um par de prosa regado a um bom café da região.
Leia mais sobre o cenário político: