Crise faz Nozinho reduzir salários e cortar secretarias em Linhares

Não está fácil para ninguém. Muito menos para o prefeito de Linhares, Nozinho Corrêa (PDT). A crise financeira bateu na porta do Executivo e não restou outra opção para o pedetista a não ser cortar na própria carne. Nozinho anunciou, nesta quinta-feira, um pacotão de medidas para reduzir gastos. Além de revisão de contratos, salários de servidores comissionados serão reduzidos e o número de secretarias também vai ser diminuído. Segundo a prefeitura, cerca de 300 cargos também serão extintos. Até o final de 2016, o prefeito espera economizar R$ 70 milhões. As secretarias de Esporte, Turismo e de Cultura viraram uma pasta única e ficará sob o comando do secretário José Carlos Fiorot. A navalha atingiu também a secretaria de Comunicação. A secretária Denise Jacinto deixa o Executivo depois de dois anos no cargo e quem vai responder pela função será o gabinete do prefeito.

Mais cortes
A Secretaria Extraordinária de Compras (sim, existia essa pasta) se funde com a Secretaria Extraordinária de Gestão Patrimonial (também existia, acredite), tendo à frente o secretário Nivaldo Marchete. Já as secretarias de Governo e Planejamento se unem, ficando a cargo do secretário Cássio Dias Lopes. As secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento também passam a ser uma só. Apesar do trabalho dobrado, os secretários continuam com o mesmo salário.

Remédio ruim
Pagamentos de jetons e horas extras dos servidores também foram suspensos. Nozinho sabe que a medida não vai agradar os servidores, mas segundo ele, o pacote foi necessário. “Eu sempre digo que remédio ruim é o que cura”, afirmou. A dificuldade não atinge só em Linhares. Outras prefeituras também devem anunciar pacotes de medidas para reduzir gastos.

Governista assumida
Durante sessão na Assembleia Legislativa, a deputada Luzia Toledo (PMDB) reclamou que não foi convidada para o encontro com o governador Paulo Hartung no Palácio Anchieta, apesar de pertencer a base aliada. “Sou governista, mas não sou governada pelo Governo”, disse ela. Como é isso?

Piada
O convite para encontro com Hartung no Palácio virou até piada entre os deputados. O tucano Sérgio Majeski, que não poupa críticas ao Governo, brincou com Euclério Sampaio (PDT) e Luzia Toledo (PMDB). “Vocês não foram convidados? Até eu fui convidado. O Marcos Bruno também. E olha que ele nem estava aqui para votar”. Sorrisos amarelados no plenário.

Piada pronta
Pode parecer piada, mas não é. O humorista Marcelo Madureira será o palestrante do 3º congresso da juventude estadual do PSDB, que acontece no dia 26 de setembro, às 14 horas. O tema do encontro será: O futuro começa agora. Embora o palestrante seja contador de piadas, os tucanos mirins garantem que o assunto vai ser sério. Pelo menos bom humor não deve faltar por lá.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada