Às vésperas do ano eleitoral, o PSB capixaba já ligou o sinal de alerta dentro do partido e convocou os militantes para uma reunião. A meta é traçar alternativas para conter a debandada de filiados. Entre os nomes que estão com o pé fora do partido estão o do prefeito Audifax Barcelos e do ex-secretário Vandinho Leite, este com os dois pés já no PSDB. Vereadores como Serjão, de Vitória, e outros militantes sem mandato, como o ex-diretor do Detran Carlos Lopes, também estão dando adeus ao PSB. A cúpula do partido, liderada pelo deputado Paulo Foletto, quer montar um contra-ataque ao esvaziamento da sigla, causado principalmente após a derrota do ex-governador Renato Casagrande. Há muitos socialistas insatisfeitos com os rumos que o partido está tomando e estão aproveitando o assédio de outras legendas para trocar de partido.
Vem polêmica aí…
Polêmico em Cariacica, o vereador Sérgio Camilo (PRB) ganhou apoio na Assembleia por tentar barrar o projeto que cria o Conselho de Enfrentamento à Discriminação de Lésbica, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o chamado “Conselho Gay”. Na Câmara, a matéria já divide os parlamentares e deve ser apreciada na próxima quarta-feira.
Beijo gay, não!
O deputado estadual Euclério Sampaio (PDT) parabenizou o parlamentar pela iniciativa, mas para não criar polêmica com o movimento GLBTs fez questão de dizer que não era preconceituoso. Só não quer ver dois homens se beijando no shopping. Ou seja, né…
Crise no ninho pomerano
Assim como no diretório de Vitória, os tucanos de Santa Maria de Jetibá também estão se bicando. Tudo porque Romeu Berger, que quer disputar a prefeitura local, ameaça deixar o partido. Há rumores de que a cúpula do partido deve apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Sthur (PDT), que por sua vez é aliado do governador Paulo Hartung. Temendo ser boicotado às vésperas das eleições, ele já está conversando com outros partidos.
Baixou a guarda
Na semana passada, o deputado Marcos Mansur (PSDB) reclamou do veto do Executivo ao seu projeto que torna como utilidade pública uma associação de moradores em Barra de São Francisco. Nesta segunda-feira, após ser chamado para conversar no Palácio, o tucano recuou e liderou o movimento para manter um veto à sua proposta.
Investigação
A CPI do BNDES ouve nesta quarta-feira (15) o secretário-executivo do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo. O Coaf é ligado ao Ministério da Fazenda. Único capixaba na comissão, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), vai questioná-lo sobre possíveis irregularidades no financiamento da construção do porto de Mariel, em Cuba. A obra foi executada pela Odebrecht.
Leia mais sobre o cenário político: