Petistas preferem o silêncio após pacotão contra crise

Enquanto a população acordou em clima de ressaca após as medidas contra a crise anunciadas pelo Governo Federal, no Espírito Santo, os parlamentares capixabas preferiram o silêncio. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, o assunto só foi tratado por parlamentares de outros partidos. Da bancada petista na Casa, formada por três deputados, não houve qualquer tipo de pronunciamento. Curioso é que diante de um tema polêmico nem mesmo representantes do PT na Câmara tenha se pronunciado. Também não houve nenhuma manifestação dos deputado Givaldo Vieira (PT) e Hélder Salomão (PT) . Enquanto isso, a oposição fez a festa. E com razão. Até porque ressuscitar um imposto para penalizar o contribuinte por um erro cometido pelo Governo é no mínimo surreal. Talvez o silêncio é compreensível, já que diante de um absurdo realmente não exista o que falar.

Avaliação
Os senadores capixabas estão entre os 25 melhores avaliados do país. A peemedebista Rose de Freitas lidera o topo entre os parlamentares do Espírito Santo (19º). Atrás vem o republicano Magno Malta (22º) e Ricardo Ferraço (23º). A eleição é feita por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Polêmica
Foi em clima de paz a audiência entre o prefeito Carlos Casteglione (PT) e a jovem Juliana Louzada. A moça foi intimida pela Justiça após colocar o seguinte comentário no Facebook: “Meu Deus, leve a Dilma e o Casteglione e devolva o Cristiano Araújo”. Ela disse que tudo não passou de uma brincadeira e o petista alega que se sentiu ameaçado pelo comentário. Mas Juliana ainda provocou o petista e convocou os amigos para comparecer na porta do fórum. “Se você também acha que está sobrando tempo para o prefeito ficar no Facebook enquanto a cidade está às moscas está convidado a comparecer”.

Pimenta neles I
Os deputados estaduais passaram a maior parte do tempo da sessão discutindo a criação da comenda José Maria Pimenta, uma homenagem a um dos mais antigos servidores da Assembleia. A matéria, de origem da Mesa, foi aprovada após um longo debate. Parlamentares ficaram divididos sobre a legalidade, já que Pimenta está mais vivo do que nunca e normalmente as homenagens não são feitas em vida.

Pimenta neles II
O líder do Governo, Gildevan Fernandes (PV), até brincou com o fato da homenagem a Pimenta. Ao relatar a matéria, disse que o servidor merecia também uma vaga na garagem. O presidente Theodorico Ferraço (DEM) retrucou dizendo: na garagem ou no museu?

Explicação
Os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) foram convidados para esclarecer à comissão Mista do Orçamento os detalhes sobre o novo ajuste fiscal anunciado na última segunda-feira. O convite foi feito pela senadora Rose de Freitas, que é presidente da comissão. “Nenhuma medida chegou ainda ao Congresso e as notícias que estão saindo na imprensa apresentam algumas distorções”, disse Rose.

Transparência
A Câmara Municipal de Itapemirim assinou com o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) um convênio para dar mais transparência ao Legislativo. A partir de agora, de forma inédita no Brasil, o MPES terá acesso amplo, livre e facilitado a todos os dados da Câmara de Vereadores, como pagamentos, contratos, ações legislativas e processos administrativos.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada