Assembleia “ressuscita” projeto sobre grampos telefônicos

Apesar de ter recebido parecer pela inconstitucionalidade, o projeto que garante auditoria nos aparelhos utilizados pela Secretaria de Segurança para fazer escutas telefônicas, conhecido como Guardião, retornou à ordem do dia nesta quarta-feira. Há denúncias de que policiais civis estariam utilizando os equipamentos para quebrar o sigilo telefônico de alguns políticos sem autorização judicial. De acordo com o deputado Theodorico Ferraço, ele mesmo e até o governador Paulo Hartung (PMDB) teriam sido vítimas do grampo telefônico. Os ânimos se exaltaram, principalmente após o líder do Governo (sempre ele) sugerir que o tema fosse discutido em reunião do Colégio de Líderes. O deputado Enivaldo dos Anjos, autor do projeto, claro, não gostou. “Não existe isso em lugar nenhum do mundo. Não tem sentido reunir o Colégio de Líderes para ver se eu posso apresentar um projeto ou não”, pontuou Enivaldo.

Sem disfarce
Depois do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), nesta quarta-feira foi a vez do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), visitar posto de saúde da Capital. Só que ao contrário de Juninho, Luciano não usou disfarce e acompanhou o atendimento dos pacientes que aguardavam na unidade. Tudo transmitido pelo Snapchat, a rede social febre do momento.

Alfinetada
Faltando menos de um mês para a eleição do novo presidente da OAB-ES, integrantes das chapas vivem se alfinetando. Nos grupos, o mais recente comentário envolve a renúncia do candidato Luciano Machado. Na época, ele alegou que tomou a decisão por causa de problemas de saúde na família, mas como está percorrendo o Estado em busca de votos para o atual presidente Homero Mafra já levantou suspeita de que o verdadeiro motivo do recuo seria outro, inclusive, pedido do próprio Homero que nunca convenceu os colegas de que não seria candidato.

Indecente
Importante político do Estado criou um grupo de WhatsApp para divulgar suas ações parlamentares. Entre os participantes estavam várias lideranças capixabas. Só que dia desses, um gaiato, talvez enganado, enviou um vídeo pornográfico, o que deixou muita gente chocada. Rapidamente a assessoria do parlamentar tratou de encerrar o grupo.

Derrota
O prefeito Luciano sofreu uma derrota na Câmara. Os vereadores derrubaram um veto do Executivo ao projeto da vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB) que facilita o acesso de deficientes ao transporte coletivo. Foram oito votos da oposição pela derrubada do veto e dois pela manutenção. Os vereadores Davi Esmael, Devanir Ferreira (PRP) e Vinícius Simões (PPS), da base do prefeito, se abstiveram.

Polêmica
Após a polêmica causada com o projeto que altera a forma de pagamento do tíquete-alimentação dos servidores da Assembleia, o presidente da Casa, Theodorico Ferraço, aproveitou a sessão desta quarta-feira para sair em defesa da matéria. Pela proposta, o benefício será pago exclusivamente por cartão magnético. Atualmente o servidor também pode optar por receber o valor de R$ 875 em dinheiro junto com o salário. Ferraço disse que a mudança vai reduzir custos, já que cada servidor que opta por receber o benefício em folha, a Assembleia paga cerca de R$ 410 mil anuais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada