Embora tenha maioria absoluta na Câmara, o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), está encontrando dificuldades para aprovar projeto do Executivo que reduz direitos de aproximadamente 300 fiscais de postura, obras, meio ambiente e vigilância sanitária. É mais uma ação para reduzir os gastos em época de crise. A categoria, claro, está na bronca com o chefe. Sensibilizados, (ou preocupados com a insatisfação generalizada às vésperas de ano eleitoral) os vereadores decidiram não votar a matéria até que o assunto seja discutido com mais cuidado. Só que o prefeito tem pressa e na sexta-feira pela manhã chamou os parlamentares no gabinete para uma conversa. Papo vai, papo vem e os vereadores permaneceram irredutíveis e não houve acordo. Enquanto isso, o impasse continua. Mas o prefeito não desistiu do projeto.
Na moda
Em meio às discussões no plenário, o deputado Marcelo Santos (PMDB) arrumou um tempo para descontrair ao elogiar a gravata verde do colega Enivaldo dos Anjos (PSD), principalmente em época que se discute soluções para preservar o meio ambiente. Aproveitou para elogiar também as deputadas Raquel Lessa e Eliana Dadalto, que estavam elegantes durante a sessão.
Há controvérsias
Em tom de brincadeira, o presidente Theodorico Ferraço (DEM) também entrou no clima e retrucou Marcelo Santos. “Não vejo vantagens de elogiar as deputadas. A vantagem é elogiar o deputado Enivaldo”. Santos agradeceu, mas preferiu ficar com a própria opinião… Risos geral no plenário.
Dificuldade
A semana promete ser difícil para a base aliada do prefeito Luciano Rezende (PPS) na Câmara. A oposição tem realizado manobras para evitar que projetos do Executivo sejam votados, principalmente um que concede empréstimo para o Executivo aplicar em melhorias para a população. Com a chegada do ano eleitoral, os adversários não querem dar munição para o prefeito fortalecer sua candidatura à reeleição.
Manobras
Fonte ouvida pela Coluna garante que há no Legislativo um movimento para retardar a votação dos projetos de origem da PMV. A tática usada pela oposição é protocolar várias urgências no plenário para atrasar a apreciação das propostas mais importantes.
Escola em campo
Com as obras de reforma ainda inacabadas, o estádio Kléber Andrade, em Cariacica, pode ganhar uma escola pública estadual. Pelo menos se depender do deputado Marcelo Santos (PMDB). O peemedebista sugeriu ao governador Paulo Hartung (PMDB) que faça um estudo de viabilidade para abrigá-la. O objetivo da proposta é aproveitar o espaço ocioso para beneficiar crianças e os jovens priorizando a educação e o esporte e com isso evitar o contato com o crime e com usuário de drogas.
Leia mais sobre o cenário político: