Os deputados estaduais tentaram e conseguiram antecipar o recesso parlamentar, embora a data para as “férias” seja somente na próxima terça-feira (22). Para isso, realizaram sessões extras na quinta e sexta-feira pela manhã para limpar a pauta de votação. E na última sessão do ano, houve correria para aprovar todos as matérias que estavam na ordem do dia. O esforço poderia ser sempre assim no decorrer do ano, já que há várias situações em que os trabalhos são prejudicados por falta de quórum. Vale lembrar que oficialmente o descanso começa só na semana que vem. Teoricamente na segunda e terça-feira haverá reuniões normalmente nas comissões parlamentares. Se vai aparecer alguém, já é outra história…
É férias
Embora muitos dos deputados façam questão de dizer que recesso parlamentar não é férias e que durante esse período eles visitam suas bases eleitorais, nem todos seguem essa mesma cartilha. Na sexta-feira, por exemplo, teve parlamentar que recusou integrar comissão do recesso porque estava de viagem marcada para o exterior. Isso com o dólar batendo a casa dos R$ 4. Crise para quem?
Comemoração
Os deputados pareciam bem descontraídos nesta sexta-feira. Durante a última sessão, o deputado Hércules Silveira (PMDB) lembrou que após os trabalhos todos estavam convidados para comemorar o aniversário do colega Dary Pagung (PRP) em um famoso restaurante de Vitória. O peemedebista destacou que a conta seria paga pelo aniversariante. Pena que era só brincadeira…
Promessa para 2016
Na sessão desta sexta-feira, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) disse que a Mesa vai melhorar o ar condicionado da sala da imprensa, uma reivindicação antiga dos jornalistas que cobrem o plenário. A promessa aconteceu durante uma confraternização dos colegas assessores e repórteres. O pessoal agradece.
Ausente
Em sessão realizada em Colatina para discutir a situação do Rio Doce após a chegada da lama das barragens da Samarco, o deputado estadual Da Vitória (PDT) fez questão de criticar o prefeito Leonardo Deptulski (PT) por não ter comparecido no evento. Disse que o petista só quer saber de tirar foto ao lado da ministra Izabela Teixeira, que recentemente passou pelo Estado.
Antes e depois
A Central de Transporte Sanitário (CTS) da prefeitura de Vitória recebeu 11 novos carros, sendo duas ambulâncias para atender os dois Prontos Atendimentos (PAs) e nove para a CTS. A renovação da frota já era esperada há mais de 10 anos. O curioso é que a central foi criada pelo então secretário de Saúde, Luciano Rezende (PPS), na época que o prefeito era o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB). Entre 2013, quando Luciano assumiu a PMV, e 2015, a CTS atendeu a 101.300 solicitações.
Leia mais sobre o cenário político: