Dados do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa apontam que o deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) foi o campeão de faltas durante as sessões do plenário entre os meses de fevereiro a novembro deste ano. Pelo balanço, que está disponibilizado no site oficial do Legislativo, o tucano aparece com 10 faltas, o maior índice entre os colegas. Em segundo lugar aparece Marcus Bruno (Rede), que teve oito faltas no trabalho, empatado com o pedetista Da Vitória. Também empatados na terceira colocação aparecem os petistas Rodrigo Coelho e José Carlos Nunes com 6 ausências, cada. Embora todas as faltas tenham sido justificativas, esse balanço não contabiliza as manobras realizadas durante o ano para não realizar votações e derrubar as sessões por falta de quórum.
De olho em 2016
Durante um bate-papo com a Coluna, uma fonte próxima ao deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) comentava a possibilidade de ele disputar a prefeitura de Vila Velha em 2016. Nisso, lembrou que a mulher do peemedebista é contra sua candidatura. “Mas ela é contra desde que Hércules resolveu entrar na política”, brincou.
Campanha nas ruas
Com a chegada do recesso, o site da Assembleia Legislativa informa que os parlamentares estão aproveitando este período sem atividades no plenário para percorrer suas bases eleitorais. Só que não é trabalho da Casa que eles estão fazendo. O objetivo é outro.
Foco na urna
Como a grande maioria dos deputados está se preparando para disputar as próximas eleições, essas visitas têm único intuito de antecipar a campanha. Com a folga no gabinete, eles aproveitam para fazer prestação de contas e tentar conquistar alguns votos, principalmente àqueles do interior do Estado.
Incomodado
O deputado Enivaldo dos Anjos concedeu entrevista ao portal da Assembleia Legislativa na qual diz que não está na Casa para se acomodar, e sim para incomodar aqueles que “vão abusar do direito do povo”. O parlamentar, que não tem trava na língua, é apontado como um dos poucos que fala o que pensa. Por isso mesmo tem conquistado algumas inimizades.
Leia mais sobre o cenário político: