Solange Lube deixa equipe de Governo de Paulo Hartung

Mais uma mudança na equipe de secretários do governador Paulo Hartung (PMDB) foi publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira. A baixa desta vez atingiu o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Idurb). A então presidente do órgão, Solange Lube (PMDB), deixou o cargo e quem assume interinamente o posto é Caroline Jabour de Franca. Oficialmente a explicação para a alteração é de que foi a própria Solange que pediu para sair. Segundo a assessoria do órgão, a ex-diretora tomou a decisão de deixar o Palácio Anchieta para se dedicar mais à família. No ano passado, Solange foi condenada por improbidade administrativa por ter realizado, quando era prefeita de Viana, um processo seletivo para contratação temporária de servidores da saúde quando um concurso público para a mesma área ainda tinha validade.

Eleição 2016
Cotada para disputar a prefeitura de Viana, nos bastidores o que se especula é de que os planos de Solange Lube planos para enfrentar o atual prefeito Gilson Daniel (PV) estão cada vez mais distantes, até porque ela teve os direitos políticos cassados no final do ano passado. Na última briga que tiveram nas urnas, ela perdeu e acabou ficando sem mandato.

Representante
Embora esteja fora da disputa, Solange deve apostar suas fichas no ex-diretor do Detran-ES Carlos Lopes, que saiu do PSB para o PMDB. Lopes deixou o ninho socialista após divergências internas, já que seu partido está aliado ao prefeito Gilson Daniel, com quem ele tem conflitos políticos.

Briga na Justiça
O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) no Espírito Santo, Genivaldo Lievori, quer voltar para a Assembleia Legislativa. A esperança é de que com saída do deputado Rodrigo Coelho (PT) do partido, a Justiça acate o pedido feito para que a vaga dele seja ocupada pelo primeiro suplente, que no caso, seria Genivaldo.

Briga que segue
No entanto, quem também sonha em retornar à Assembleia é o ex-deputado Luiz Durão, primeiro suplente da coligação que elegeu Coelho. Mas vale lembrar que para Genivaldo ou Durão ficar com a vaga, é preciso que a Justiça entenda que não há motivos para Rodrigo deixar o PT. Ele alega que o partido se distanciou dos seus ideais, mas se sair mesmo o PT vai cobrar seu mandato.

Esvaziamento
No último sábado, petistas do Estado iriam se reunir para tratar, entre outros temas, da permanência do partido no Governo do Estado. A reunião, no entanto, teve que ser adiada por falta de quórum. Um novo encontro será agendado, mas por enquanto não há data prevista.

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog De Olho no Poder 300x200px Blog Esplanada