O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM), está na mira do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). Em sessão realizada na última terça-feira, a corte decidiu multá-lo em R$ 3 mil por não respeitar as notificações referentes à não publicação no portal de transparência do município de informações sobre despesas e pagamentos. Além da multa, o TCES deu prazo de 30 dias para que a medida seja cumprida. Caso contrário, a penalidade será ainda maior. A representação contra a prefeitura foi feita pelo Sindicato das Empresas de Construção Pesada do Estado do Espírito Santo (Sindicopes), que aponta irregularidades no pagamento de obrigações de obras e serviços executados por empresas filiadas ao sindicato e no reajustamento legal de contratos.
Multa que segue
Além de Rodney, foi multado ainda em R$ 3 mil o secretário de Obras, Paulo Maurício Ferrari. No ano passado, o Tribunal já tinha feito outras duas notificações, tanto para o prefeito, quanto para o secretário. Só que, segundo a decisão, nenhuma delas foram respeitadas.
Regularizado
Procurado pela Coluna, o prefeito Rodney Miranda informou, por meio da sua assessoria de imprensa, que ainda não houve um comunicado oficial do Tribunal de Contas, mas que as informações que motivaram a ação já estão disponíveis no link https://tpnet.vilavelha.es.gov.br/pronimtb na aba “despesas”.
Rejeição
Na mesma sessão realizada no Tribunal, foi lido o acórdão que manteve a rejeição das contas do ex-prefeito e agora deputado estadual Edson Magalhães (PMDB). Conforme a Coluna divulgou no dia 13 de janeiro, o peemedebista terá dificuldades de manter seu projeto de concorrer à prefeitura de Guarapari. Isso porque o parecer terá que ser avaliado pela Câmara e no Legislativo o peemedebista não tem a maioria dos votos.
Escravidão
Nesta quinta-feira, a Coordenação Estadual de Direitos Humanos da Vice-Governadoria e
Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae-ES), irá apresentar um estudo para erradicar o trabalho escravo no Espírito Santo. A apresentação A apresentação será durante solenidade que acontecerá em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, no Palácio Fonte Grande. O evento contará com a presença do vice-governador, César Colnago, e do coordenador especial de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Tucanas
A vereadora de Vitória Neuzinha de Oliveira (PSDB) participa do seminário “Cultura da Paz e Feminino Profundo. O seminário é promovido pela Fundação Konrad Adenauer do Brasil e pela executiva nacional do PSDB Mulher. Entre os palestrantes, estão o cientista político Leandro Consentino, a economista Yeda Crusius e a autora Flávia Marquetti. Entre os temas que serão abordados estão os complexos culturais como base do preconceito e da corrupção.
Leia mais sobre o cenário político: