A primeira sessão após o feriado de Carnaval foi tumultuada na Câmara de Vitória. Aliás, a temperatura no Legislativo municipal tem ficado elevada com frequência. Desta vez foram os manifestantes do movimento “Fora Dilma”. Um grupo barulhento ocupou as galerias, distribuiu pizza e promoveram uma verdadeira gritaria durante a sessão. Tudo por conta do arquivamento do processo de cassação contra o vereador Marcelão (PT), acusado de agredir com uma bengala manifestantes durante protesto que pedia a saída da presidente Dilma Rousseff. A Corregedoria analisou o processo e decidiu arquivá-lo por que não havia motivos suficientes para a cassação. O petista acompanhou a sessão e não se manifestou sobre o caso, mesmo sendo agredido verbalmente pelos manifestantes.
Repercussão
Vereadores repercutiram a saída do delegado Marcelo Nolasco da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos. No seu lugar toma posse interinamente o secretário de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, que é filiado ao Partido Progressista (PP).
Solenidade
O procurador Luciano Vieira tomará posse no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC-ES) na próxima quinta-feira (18). A cerimônia será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 16 horas. Vieira substitui o atual procurador-geral, Luis Henrique Anastácio da Silva, que deixará o cargo após dois mandatos consecutivos.
Sem clima
O prefeito de Nova Venécia, Mário Lubiana, decidiu suspender a festa de aniversário da cidade por conta da crise financeira. Ele se reuniu com empresários, vereadores e lideranças do município e apresentou a real situação financeira do Executivo. Lubiana afirmou que a prioridade dos recursos será para realização de obras para a população. A festa, no entanto, poderá ser realizada em outro momento, se as contas melhorarem.
Sem voo
A companhia aérea GOL anunciou que não fará mais voos diretos de Vitória para Brasília. A medida vai atingir principalmente os parlamentares capixabas que embarcam pela manhã rumo à Capital Federal para as atividades no Congresso.
Negócios da China
O vereador Devanir Ferreira (PRB) fez uma peregrinação com o empresário coreano Ho Seong Kim, presidente da empresa de construção TT Venture Investment, durante sua passagem pelo Estado. O parlamentar levou o visitante para encontros com o prefeito Luciano Rezende (PPS), o presidente da Câmara, Namy Chequer (PCdoB) e com o senador Ricardo Ferraço. Ho Seong Kim veio ao Espírito Santo com a possibilidade de fazer negócios em terras capixabas.
Leia mais sobre o cenário político: