Se depender do vereador Zezito Maio (PMDB) os bloquinhos de carnaval estão com os dias contados em Vitória, principalmente após a confusão do último final de semana em que uma pessoa foi baleada na Praia do Canto e outras três em Santo Antônio. Pela proposta, o desfile com bandas ou trio elétrico fica proibido dentro dos bairros e só poderia acontecer em avenidas externas, com autorização prévia da prefeitura. Pelo documento protocolado no Legislativo, somente os grupos com instrumentos de sopro (Oi?) poderão se apresentar durante o evento. E mesmo assim sem venda e consumo de bebida alcoólica. Ao invés de se investir na segurança e estrutura da festa querem sepultar de vez a folia no Espírito Santo. Por essas e por outras que estados vizinhos ficam lotados e Vitória deserta durante os dias de Carnaval. Uma pena!
De ressaca
Na primeira sessão após os 11 dias de feriadão de carnaval dos deputados estaduais, os deputados estaduais não tiveram muito trabalho nesta segunda-feira. Em 10 minutos, a sessão caiu por falta de quórum, embora houvesse parlamentares suficientes no plenário para a manutenção dos trabalhos.
Manobra
O esvaziamento da sessão, no entanto, não foi apenas porque os deputados ainda estavam em clima de recesso. Houve uma manobra para não votar a criação do “Blocão”, que, segundo informações de bastidores, não tinha aprovação do Palácio Anchieta. O grupo seria formado para dar mais agilidade às votações, mas antes de ser criado já havia uma movimentação política em torno da sua criação.
Insatisfação
Com apenas sete presenças registradas no painel eletrônico, não restou outra solução a não ser encerrar os trabalhos. Foi tudo tão rápido que quando deputado Da Vitória (PDT) chegou ao plenário após uma reunião a sessão já tinha caído. Da tribuna, o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), que propôs a criação do bloco, mostrou toda sua insatisfação com os colegas, principalmente aqueles que assinaram o requerimento e depois acabaram recuando.
Picada
Durante a visita do vice-presidente Michel Temer no Estado, o ex-governador Moreira Franco (PMDB) não perdeu a chance de critica o Governo do qual seu partido faz parte. O alvo foi a presidente Dilma Rousseff (PT) por não está dando conta de resolver a crise econômica e nem acabar com o mosquito Aedes aegypti.
Recuperação
Por problemas de saúde, a senadora Rose de Freitas (PMDB) não apareceu no encontro. Temer, no entanto, fez questão de lembrar da colega de partido e pedir orações para que ela possa se recuperar rapidamente.
Preferência
Foi protocolado na Assembleia Legislativa projeto da deputada Janete de Sá (PMN) que determina que todos os assentos dos transportes coletivos sejam destinados preferencialmente para uso de idosos, obesos e pessoas com deficiência. Janete diz que a matéria visa garantir que os passageiros com direito a assentos prioritários possam fazer as viagens sentados e em segurança.
Leia mais sobre o cenário político: