Para petistas capixabas Lula chega como “salvador da pátria”

Mergulhado até o pescoço em denúncias de corrupção e tentando escapar de um pedido de prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) como ministro-chefe da Casa Civil, uma das mais importantes do Governo. Dilma já disse que ele terá plenos poderes (para a oposição é um sinal de que Lula quem vai ditar as regras no Planalto) e na avaliação de petistas capixabas ele vem como uma espécie de “salvador da pátria”. Embora faça questão de negar esse título ao ex-presidente, o deputado federal Hélder Salomão (PT) diz que essa é uma resposta da presidente para enfrentar um momento crítico de crise financeira, já que Lula carrega na bagagem oito anos de mandato e conhecimento em gestão pública.

Líder do PT no ES diz que Lula prestará grande serviço à Nação. Oposição diz que é uma afronta

O que chama atenção é que a “resposta” chega em um momento em que mais de quatro milhões de brasileiros foram às ruas contra o Governo, o PT e Lula. “Essa resposta só incomodou àqueles que querem ver o país no caos”, destacou. A tarefa de reverter o jogo não será das mais fáceis, mas para Hélder Lula é a aposta para enfrentar a crise. “Quando se disputa um campeonato, a gente coloca nosso melhor time em campo”, comparou.

Com o mesmo discurso, o deputado federal Givaldo Vieira (PT) também afirma que Lula é um dos melhores quadros do PT e uma liderança respeitada. Segundo ele, com a economia mundial comprometida e instabilidade política, sua experiência e capacidade ajudarão a presidenta Dilma Rousseff nas ações necessárias para o Brasil retomar o crescimento. Difícil será convencer a população de que Lula realmente será o salvador da pátria.

Silêncio
Procurado pela Coluna para opinar sobre a indicação de Lula na Casa Civil, o governador Paulo Hartung (PMDB), que há algum tempo vem fazendo críticas ao Governo Federal, preferiu não comentar o assunto.

Dança das cadeiras
Em meio à crise e o desgaste políticos, a bancada capixaba do PT em Brasília pode ganhar dois novos integrantes. Caso os deputados federais Hélder Salomão (PT) e Sérgio Vidigal (PDT) decidam se candidatar em Cariacica e Serra, respectivamente, e forem eleitos, quem assume a cadeira são dois petistas. Na frente da linha de sucessão está a ex-deputada Iriny Lopes e em segundo o Professor Léo.

Reforço
Depois de muita especulação, o líder do Governo na Assembleia, Gildevan Fernandes, confirmou sua filiação no PMDB. Quem também fechou no partido do governador Paulo Hartung (PMDB) foi o deputado Erick Musso. Para o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB), presidente do partido no Estado, os recém-chegados passarão a contribuir para o fortalecimento do partido no Estado e na bancada no Legislativo Estadual.

Reclamação
O secretário de Transporte de Vitória, Josivaldo de Andrade, foi convocado pela Câmara Municipal para prestar esclarecimento sobre a redução da frota nas linhas de ônibus da Capital. O tema tem gerado muita reclamação entre os usuários do sistema.

Clima tenso
Por conta do alvoroço que tomou conta de Brasília nesta quarta-feira com a entrada de Lula no Governo, até a reunião da Comissão de Orçamento do Congresso caiu por falta de quórum. Quem esteve lá para acompanhar os trabalhos foi o consultor de Finanças da Assembleia Legislativa, Ilso Ronchi Junior. Aproveitou a viagem e se encontrou com os deputados Max Filho (PSDB) e Lelo Coimbra (PMDB).

378256fc56ca6ce43e019fd09da0a0ca

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada