Entrada de ex-chefe do Detran-ES no PMDB agita bastidores da eleição em Viana

De olho nas próximas eleições, o governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), continua movimentando seu tabuleiro político. Conseguiu trazer para seu partido o ex-diretor do Detran-ES Carlos Lopes, que trocou o PSB pelo PMDB. O ex-socialista não escondia de ninguém sua insatisfação com os rumos do PSB e também sempre deixou claro que não descartava uma eventual candidatura em Viana. Com sua mudança para o PMDB, Lopes fica livre para enfrentar o projeto de reeleição do prefeito Gilson Daniel (PV), principal aliado do ex-governador Renato Casagrande (PSB).

Zona de conforto
Em seu mandato, apesar da crise financeira, Gilson tem colecionado importantes conquistas para Viana e colocado o município na rota do desenvolvimento. Por conta disso, é considerado no meio político como um dos poucos prefeitos com reais chances de reeleição.

Ameaça
Com poucos nomes de peso até então para enfrentá-lo, o jogo pode começar a mudar para o prefeito. Lopes é conhecido no município, já foi vice-prefeito na gestão da ex-deputada Solange Lube e também diretor do Detran na gestão do ex-governador Renato Casagrande. E agora, com o apoio do Palácio Anchieta, pode incomodar bastante e embolar a disputa pela prefeitura local.

Duas pauladas
Caso a candidatura de Lopes se confirme, o governador consegue matar dois coelhos em uma única paulada. Recupera seus domínios em Viana e ainda impõe uma derrota ao adversário Renato Casagrande. Para isso, o neo-peemedebista já se movimenta nos bastidores e conversa com outros partidos, como por exemplo, PSDB, PDT e PCdoB.

Articulação local
Se por um lado há rumores de que a articulação tenha sido feita pelo governador, fontes próximas ao peemedebista com livre acesso ao Palácio comentam que a filiação de Carlos Lopes não passou pelo Palácio e foi liderada pela ex-deputada Solange Lube. A informação foi confirmada pelo presidente do partido, Lelo Coimbra.

Abandonando o barco
Assim como o PMDB e o PP, agora chegou a vez da executiva estadual do PDT pedir à direção nacional da sigla que deixa a base da presidente Dilma Rousseff (PT). Para isso, no entanto, precisa entregar os cargos que tem no Governo, inclusive o do ministro das Comunicações, André Figueiredo. Mas parece que a cúpula nacional não quer largar o osso…

Economia
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aparece como uma das mais econômicas do país. Levantamento nacional, realizado pelo jornal Estadão, aponta que o Poder Legislativo capixaba é o sexto com menos gastos entre os 27 estados brasileiros. A mais econômica foi a de Roraima. O presidente Theodorico Ferraço (DEM) explica que as economias são fruto de um enxugamento de gastos. Os cortes foram feitos em despesas com diárias, festas, almoços e jantares. Devia ser sempre assim…

Leia mais sobre o cenário político:

300x200px Blog Esplanada